Leia também:
X Conselho libera mudança de sexo para jovens de 18 anos

Janeiro Branco: Campanha alerta sobre saúde mental

Especialista fala sobre iniciativa, que busca conscientizar a sociedade a respeito do assunto

Pleno.News - 13/01/2020 16h09

Janeiro Branco: especialista fala sobre iniciativa que busca conscientizar sobre importância da saúde mental Foto: Reprodução/MF Press Global

Um estudo divulgado no ano passado, pela International Stress Management Association (ISMA), apontou que cerca de 70% dos brasileiros são vítimas do estresse. Por essa razão, especialistas já consideram o problema como a doença do século 21.

Entre os fatores, que prejudicam a saúde mental, estão trabalho, trânsito, problemas pessoais, filhos, relacionamentos amorosos, finanças, mudanças no estilo de vida e falta de tempo livre para o lazer e para a família. A lista de possíveis causas e razões para o estresse não tem limites, mas as consequências desse mal podem ir de depressão e síndromes a doenças isquêmicas do coração e cerebrovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Por este motivo, a iniciativa Janeiro Branco surgiu, em 2014, para conscientizar um grande número de pessoas, incluindo profissionais da área de saúde e governos, sobre a importância do cuidado com a mente. Uma das entusiastas da iniciativa é a especialista em nutrição e life coach, Gabi Lodewijks.

Gabi falou sobre o quanto a saúde mental é importante, inclusive para que alguém tenha um corpo saudável.

– Sem saúde mental não há paz, não há sossego, não há harmonia nas relações e nem energia para cuidar da vida. Já ouviu falar que o corpo fala? Nosso corpo físico passa a dar sinais de que algo dentro de nós não está bem e muitas doenças que desenvolvemos são consequência de uma saúde mental não estabilizada, não saudável, e nisso quero dizer em guardar raiva, rancor, viver amargurado, viver com muito stress e sobrecarga – explicou.

QUALIDADE DE VIDA
Lodewijks defendeu que cuidar da sua saúde mental é extremamente importante para garantir qualidade de vida.

– Muitos problemas na nossa vida podem surgir quando nossa saúde mental não está em dia, como desequilíbrio emocional, compulsão, irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, dependência em álcool ou outras drogas, etc. Por isso não há como falar em qualidade de vida sem falar sobre saúde mental – avaliou.

Campanha defende que quem cuida da mente, cuida da vida Foto: Reprodução / MF Press Global

COMO TER SAÚDE MENTAL?
A life coach falou ainda sobre o conceito de saúde mental.

– Não tem nada a ver com ser doente mental ou ter qualquer tipo de problemas concernente a estrutura física ou funcional do cérebro. Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo, saber lidar com os imprevistos da vida, compreender suas emoções, tanto boas quanto ruins, reconhecer seus limites e buscar ajuda sem medo de ser julgado – disse ela.

Para estar com a saúde mental em dia, Gabi recomendou atividades ao ar livre ou algum tipo de terapia.

– Criar rituais diários, que levem a uma vida mais leve, com mais equilíbrio. Não se esgotar demais, saber reconhecer quando está fazendo demais e frear. Se afastar de relacionamentos abusivos e tóxicos. Buscar fazer o que te dá prazer. Focar mais nas coisas positivas do que negativas. Tudo isso contribui para a melhoria da saúde mental e maior equilíbrio – defendeu.

MUNDO DIGITAL X SAÚDE MENTAL
Muitos especialistas defendem que o mundo digital pode ser responsável pelo aumento do número de casos de pessoas adoecendo mentalmente na atualidade.

– Isto tem acontecido porque, muitas vezes, nos permitimos, mesmo sem perceber, ser influenciados com o que vemos por aí. A busca incansável por likes, comentários, por ser notado e o imediatismo podem influenciar a saúde mental – explicou.

Imagens distorcidas de corpos magérrimos, manipulados em programas de edição, também têm sido apontadas como prejudiciais à saúde mental. De acordo com a pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, o Instagram foi avaliado como a rede social mais prejudicial à mente dos jovens. Pesquisadores apontaram as redes sociais como mais viciantes do que álcool e cigarro.

Especialista em nutrição e life coach, Gabi Lodewijks Foto: Reprodução/MF Press Global

Por trabalhar, há anos, com o projeto Vida Saudável, na Holanda, e atender online mulheres do mundo inteiro, Gabi Lodewijks explicou ainda que muitas vezes é preciso recondicionar a mente para não adoecer com o bombardeio que vem de todos os lados, no que diz respeito ao corpo.

– A rede social é uma fábrica de corpos perfeitos e frustrações iminentes para os que não se enquadram naquele padrão. Cuidar da nossa saúde mental tem o propósito de vivermos mais leves, termos mais vitalidade e qualidade de vida. Como profissional de PNL (Programação Neurolinguística) trabalho muito a parte mental nas minhas clientes que querem emagrecer, pois isso ajuda na criação de novos hábitos. Trabalhamos traumas e medos, questões que influenciam no ganho de peso. O maior índice de sobrepeso é por questões emocionais – disse.

Leia também1 Conselho libera mudança de sexo para jovens de 18 anos
2 Alerta! Governo registra 754 mortes por dengue em 2019
3 Governo libera R$ 250 milhões para zerar fila por cirurgias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.