Leia também:
X Vacina contra gripe é ampliada a todos acima de 6 meses de idade

Insônia atinge seis a cada dez mulheres na menopausa, aponta estudo

Alimentação saudável e esportes são dicas para melhorar o sono

Pleno.News - 04/07/2021 17h30

Insônia atinge seis a cada dez mulheres na menopausa, aponta estudo Foto: Pexels

Segundo o Instituto do Sono, a insônia atinge seis a cada dez mulheres na menopausa. As informações são da Agência Brasil.

As consequências da falta do hormônio se expressam de forma precoce ou tardia. Quando o ciclo menstrual se interrompe, os sintomas mais conhecidos são ondas de calor, chamadas de fogachos, que atingem 70% das mulheres; as oscilações de humor; e a irritabilidade.

Depois de alguns anos sem o estrogênio, aparecem os sintomas tardios, como secura da pele, secura vaginal, deposição da gordura na região abdominal, aumento de colesterol e de risco cardiovascular, facilidade para ganhar peso com a diminuição do metabolismo e alterações no metabolismo ósseo.

Aos 48 anos, a doméstica Vanda Cavalcante começou a suspeitar que a irritabilidade e o calor excessivo poderiam ser a chegada da menopausa.

– Eram fogachos de três a quatro vezes por dia, e isso não me incomodava tanto. Foram uns seis meses assim, mas depois começou a vir constante. E eu, que nunca tive problema com sono, comecei a ter dificuldades pra dormir – relatou.

A médica Helena Hachul de Campos, pesquisadora do Instituto do Sono e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse que “nesse período de pós-menopausa, a gente sente os sintomas decorrentes da queda do estrogênio que é o principal hormônio que as mulheres perdem quando o ovário entra em falência, ou seja, quando chega nesse final da fase reprodutiva.”

Em relação ao sono, a médica explicou que ainda na fase de transição é comum que a oscilação do hormônio já cause alguns efeitos.

– Deixa a gente muito mais vulnerável a ficar acordando – apontou.

Outros fatores que contribuem para alterações no sono são as idas mais frequentes ao banheiro pela maior flacidez da bexiga.

Estudos do Instituto do Sono apontam ainda que a cada centímetro de circunferência abdominal a mais o risco de surgimento de apneia obstrutiva do sono cresce 5%.

– Devido a essas modificações da menopausa, você começa a ter mais gordura abdominal, mais gordura no pescoço e começa a ter apneia – esclareceu Helena.

DICAS PARA O SONO
São várias as complicações decorrentes de noites mal dormidas.

– Se a gente tem estágios de sono não completos, no dia seguinte a gente vai estar com indisposição, déficit de memória, irritado – disse Helena.

Ela alertou também para os prejuízos em relação à imunidade e à facilidade para o ganho de peso.

– Faz de que conta que você é um celular. Acordo com 100% ou já está com 60% de bateria? Para saber se o sono foi restaurador, e a grande maioria fala que não – orientou.

Alimentação saudável, horários definidos na rotina, fazer atividade física, não tomar café a partir do final da tarde, ter um ambiente de quarto silencioso e com pouca luminosidade, não ficar olhando o relógio, não fazer refeições pesadas no jantar e evitar o uso do celular na cama são algumas das dicas para ter um sono restaurador.

Leia também1 Covid: Argentina registra mais de 14 mil casos em 24 horas
2 Prefeitura do Rio nega ter aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca
3 Pandemia tem custo de R$ 6 bilhões para Prefeitura de SP
4 Vacina contra gripe é ampliada a todos acima de 6 meses de idade
5 Ex-gestora do PNI diz não crer na aplicação de vacinas vencidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.