Homem tem pedra de 1,3 kg e 18 cm retirada da bexiga

Cirurgião informou que essa foi uma das maiores pedras já registradas em todo o mundo

Pleno.News - 21/05/2019 15h56

Homem foi submetido a uma cirurgia para retirar uma grande pedra da bexiga (Foto Ilustrativa) Foto: Pixabay

Em Jacobina, município do Norte da Bahia, um lavrador passou por uma cirurgia para a retirada de uma grande pedra na bexiga. O procedimento foi realizado na segunda-feira (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, e durou cerca de uma hora.

Segundo o cirurgião João Cleber Coutinho, a pedra retirada do homem é uma das maiores já registradas em todo o mundo, com mais de 1,3 quilo e 18 centímetros. À equipe médica, o paciente relatou que, há 10 anos, sentia ardência para urinar e um forte peso na barriga. Em janeiro, ele decidiu procurar ajuda para descobrir a causa de seu problema.

Além de João Cleber, outros cinco especialistas participaram da cirurgia. O paciente, de 51 anos, não teve o nome revelado. De acordo com os médicos, ele está bem e já está falando.

O médico explicou que as pedras na bexiga são, geralmente, causadas pela inflamação do órgão. O processo é causado quando o corpo fica desidratado ou se a urina estiver muito concentrada a ponto de formar cristais. O acúmulo desses cristais, com o tempo, cria uma pedra cada vez maior.

LEIA TAMBÉM+ Ministério da Saúde lançará campanha contra o sarampo
+ Colisão violenta com carreta divide carro em 15 partes


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo