Homem tem pedra de 1,3 kg e 18 cm retirada da bexiga
Cirurgião informou que essa foi uma das maiores pedras já registradas em todo o mundo
Ana Luiza Menezes - 21/05/2019 15h56 | atualizado em 22/05/2019 00h56

Em Jacobina, município do Norte da Bahia, um lavrador passou por uma cirurgia para a retirada de uma grande pedra na bexiga. O procedimento foi realizado na segunda-feira (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, e durou cerca de uma hora.
Segundo o cirurgião João Cleber Coutinho, a pedra retirada do homem é uma das maiores já registradas em todo o mundo, com mais de 1,3 quilo e 18 centímetros. À equipe médica, o paciente relatou que, há 10 anos, sentia ardência para urinar e um forte peso na barriga. Em janeiro, ele decidiu procurar ajuda para descobrir a causa de seu problema.
Além de João Cleber, outros cinco especialistas participaram da cirurgia. O paciente, de 51 anos, não teve o nome revelado. De acordo com os médicos, ele está bem e já está falando.
O médico explicou que as pedras na bexiga são, geralmente, causadas pela inflamação do órgão. O processo é causado quando o corpo fica desidratado ou se a urina estiver muito concentrada a ponto de formar cristais. O acúmulo desses cristais, com o tempo, cria uma pedra cada vez maior.
Leia também1 Ministério da Saúde lançará campanha contra o sarampo
2 Colisão violenta com carreta divide carro em 15 partes