Leia também:
X Rio registra mais 5 casos de coronavírus; total chega a 8

Governo critica saúde privada por não atender coronavírus

Secretário-executivo do Ministério da Saúde falou sobre a transferência de uma paciente para hospital público

Henrique Gimenes - 09/03/2020 21h07

Médicos examinam suspeitas de coronavírus no Brasil Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (9), secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, classificou como inaceitável o fato de um hospital da rede privada recusarem atendimento a pacientes com coronavírus. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa.

O secretário comentou o caso de uma paciente de 52 de Brasília que foi transferida de uma unidade privada para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

– Não tem porque ele [o hospital privado] não atender um paciente que precisa de atendimento intensivo só porque tem coronavírus. Não vamos permitir que isso continue ocorrendo, de os hospitais privados fazerem o primeiro atendimento e transferirem para a unidade pública, não vamos aceitar – ressaltou.

João Gabbardo dos Reis disse não conhecer detalhes do caso, mas afirmou que os hospitais privados precisam estar preparados para atender os pacientes.

– Eu não vou falar sobre o caso específico do Distrito Federal, mas de uma forma genérica. Isso que aconteceu aqui em Brasília é inadmissível, nós não aceitamos, e não vamos concordar que isso possa ser feito. O plano de saúde, o hospital privado que atendeu o paciente, está preparado para atender um paciente grave em UTI – destacou.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a paciente foi transferida a pedido do hospital em que ela estava por considerar que o HRAN possuía melhores condições para atender o caso.

Até o momento, o número total de casos de coronavírus no Brasil chegou a 30.

Leia também1 Rio registra mais 5 casos de coronavírus; total chega a 8
2 "Coronavírus atrasa discussão para manter F-1 em SP"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.