Leia também:
X Janeiro Branco: Campanha alerta sobre saúde mental

Governo alerta para risco de febre amarela no Sul e Sudeste

Ministério da Saúde pediu que moradores dessas regiões se vacinem

Camille Dornelles - 16/01/2020 14h37 | atualizado em 16/01/2020 15h16

Governo pede aumento da vacinação contra febre amarela Foto: Reprodução/Twitter

O Ministério da Saúde, por meio de uma nota divulgada nesta quarta-feira (15), pediu que a população do Sul e Sudeste do país se vacine contra febre amarela. De acordo com dados do órgão, já foram confirmadas 38 mortes de macacos.

Os casos foram confirmados no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Além eles, 327 casos suspeitos em humanos foram notificados. Cinquenta desses seguem sob investigação. Uma morte, no estado do Pará, foi apontada pelo ministério.

O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida e até os 59 anos de idade que não tenham comprovação de imunização. Em 2020, as crianças passaram a ter um reforço aos quatro anos de idade.

– Não adianta vacinar um grupo e outro não, já que a febre amarela é uma doença transmitida por um mosquito infectado e ele pode picar qualquer pessoa – destaca o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Julio Croda.

A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Em 2019, mais de 16 milhões de doses da vacina contra a febre amarela foram distribuídas para todo o país. Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. Para 2020, a pasta adquiriu 71 milhões de doses da vacina, suficiente para atender o país por mais de três anos.

O ministério informou que, em 2020, vai ampliar a vacinação para 1.101 municípios dos estados do Nordeste. A expectativa do governo é que todo o país passe a contar com a vacina contra a febre amarela.

Leia também1 Veja como prevenir casos de dengue, chikungunya e zika
2 Você sabia que não vacinar seu filho pode render multa?
3 Vacinas devem ser tomadas 10 dias antes de uma viagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.