Leia também:
X Rio: Ministério da Agricultura descarta suspeita de vaca louca

Gordura no fígado coloca em risco 25% da população mundial

Estudo foi publicado na revista britânica Nature

Pleno.News - 12/11/2021 15h14 | atualizado em 12/11/2021 16h22

Gordura no fígado coloca em risco 25% da população mundial, diz estudo Foto: Pixabay

A esteatose hepática não alcóolica (EHNA), conhecida como gordura no fígado, afeta cerca de um quarto da população mundial adulta e, apesar de ser uma das principais causas de cirrose e câncer de fígado e de óbito por doenças cardiovasculares, é uma condição silenciosa e comumente negligenciada, inclusive por profissionais de saúde, segundo um estudo publicado recentemente pela revista britânica Nature.

– Ao contrário de outras condições altamente prevalecentes, a EHNA tem recebido pouca atenção da comunidade mundial de saúde pública. As respostas do sistema de saúde e da saúde pública à EHNA têm sido fracas e fragmentadas e, apesar de sua abrangência, ela é amplamente desconhecida fora da hepatologia e da gastroenterologia – destaca o artigo científico.

O trabalho, que destaca os impactos sociais e econômicos da falta do combate desta doença e também suas implicações nas condições gerais de saúde dos pacientes, foi encabeçado por Jeffrey V. Lazarus, integrante do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e da Universidade de Barcelona, e reuniu também as perspectivas de um total de 218 especialistas multidisciplinares de diversos países, incluindo o Brasil.

Segundo o documento, o “substancial fardo” econômico e social causado pela EHNA varia de acordo com as regiões do mundo, sendo maior no Oriente Médio, onde a taxa de portadores da doença é de 32%, e na América do Sul, com 30%, enquanto a África é o continente menos afetado, com apenas 13%.

No entanto, os especialistas alertam para a preocupante falta de dados sobre o assunto e denunciam a ausência de uma condição tão importante dentro das estratégias e políticas nacionais e internacionais para doenças não transmissíveis.

– A necessidade de procedimentos intensivos em recursos para avaliar e determinar com precisão a gravidade da doença é uma barreira à vigilância baseada na população para a EHNA, assim como a variedade de métodos e critérios de diagnóstico. A disponibilidade de dados de boa qualidade continua impedindo uma ação nacional e global concertada sobre a EHNA – enfatizam os cientistas no artigo publicado no dia 27 de outubro.

GORDURA NO FÍGADO E OBESIDADE
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), Paulo Bittencourt, a gordura no fígado é muito associada à presença de fatores de risco que são muito prevalentes na população e que estão relacionados à “vida moderna”, como obesidade, sobrepeso, diabetes e uma má alimentação, rica em carboidratos, açúcares, gorduras e alimentos ultraprocessados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos no mundo todo estejam acima do peso, e 700 milhões deles com obesidade. E, no Brasil, segundo um levantamento feito pelo IBGE em 2019, estimou-se que cerca de 96 milhões de brasileiros estivessem acima do peso.

Neste sentido, Bittencourt lembrou, em entrevista à Agência Efe, que apesar de Oriente Médio e América do Sul serem as regiões mais afetadas pela EHNA, os impactos desta doença diretamente ligada ao sedentarismo e à má alimentação são menos conhecidos nos sistemas de saúde destes locais. Já no México e nos Estados Unidos, por exemplo, a esteatose hepática é, atualmente, a principal causa de cirrose, transplante e câncer de fígado.

– Aqui no Brasil ainda temos outras mazelas, como a questão do álcool e das hepatites virais, mas em alguns países em relação a impacto na saúde populacional e no sistema é muito grande, com realocação de recursos – acrescentou ele.

No entanto, o hepatologista explicou que, nos próximos três ou cinco anos, a gordura no fígado deve se tornar a maior causa de transplantes do órgão no Brasil, apesar de poder ser facilmente diagnosticada e controlada com mudanças simples na dieta e inclusão de atividades físicas leves na rotina dos indivíduos, se for detectada precocemente.

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO
Bittencourt considera preocupante que a EHNA seja “muito pouco valorizada”, tanto pela população de uma forma geral como pelos gestores públicos de saúde, que não costumam pedir exames para avaliar o fígado de pacientes que apresentam um risco maior para EHNA.

Esses fatos foram corroborados por uma pesquisa encomendada pelo Ibrafig, em setembro deste ano, ao Datafolha. Ela indicou que 86% dos brasileiros acreditam que a gordura no fígado seja uma das principais causas de câncer de fígado, e 73% disseram que está relacionada a doenças cardiovasculares (como infarto e AVC). No entanto, 56% dos entrevistados informaram que nunca fizeram exames para avaliar a saúde do fígado.

– A gordura no fígado está presente em 30% dos brasileiros, mas o que causa a doença hepática é uma associação entre gordura no fígado, inflamação e necrose […] Os indivíduos que podem evoluir com formas graves são em torno de 1%. As pessoas que têm gordura no fígado acabam tendo mais problemas cardiovasculares do que hepáticos […], mas esse 1% em um universo de 30% da população (que conta com 212,6 milhões de habitantes) é uma quantidade enorme de pessoas – ressaltou Bittencourt.

O presidente do instituto vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia também reiterou a importância da conscientização sobre a adoção de hábitos mais saudáveis e sobre a realização de exames preventivos, que poderiam mudar outra tendência alarmante: o aumento de casos de EHNA em crianças.

– Uma alimentação desregrada, o aumento dos casos de obesidade e de diabetes infantis estão levando a um incremento grande de crianças com gordura no fígado e que correm o risco de desenvolver, já na adolescência ou na idade adulta, uma doença hepática grave – concluiu Bittencourt.

*EFE

Leia também1 Rio: Ministério da Agricultura descarta suspeita de vaca louca
2 Eduardo Paes revoga medidas restritivas contra a Covid no Rio
3 Bivar é internado em hospital em São Paulo e recebe três stents
4 OMS diz que fim da pandemia é questão de "vontade política"
5 Brasil tem 2 pessoas internadas com suspeita de "vaca louca"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.