Leia também:
X Pílula contra obesidade será vendida no Brasil em 2019

Fone de Ouvido: Conheça os danos que ele pode causar

O acessório precisa ser usado sem exageros

Pleno.News - 28/03/2019 16h52

Fone de ouvido Foto: Pixabay

O fone de ouvido é um dos acessórios favoritos de quem vive nessa geração. O item é pequeno, discreto, possibilita ouvir música ou qualquer outro tipo de áudio e até mesmo atender ligações em celulares. Porém, seu uso excessivo pode causar danos irreparáveis á audição.

O maior problema do fone de ouvido está relacionado ao tempo que a pessoa passa utilizando e a intensidade do volume. Nos ouvidos, esses fatores podem causar lesão na audição, gradualmente, porque o som alto mata células auditivas. Um dos sinais dessas lesões são os zumbidos, que geralmente são percebidos no silêncio.

– O zumbido é o sinal de alerta de que a lesão auditiva já começou. Todo sinal de alerta deve ser respeitado! Portanto, a presença do zumbido deve ser suficiente para levar a pessoa ao seu médico otorrinolaringologista de confiança para a investigação das causas, do tamanho da lesão, da orientação sobre mudanças de hábitos, sobre tratamento precoce e prevenção. Portanto, esse é o momento ideal para procurar ajuda médica, antes de perceber alguma perda auditiva – explica a dra. Tanit Ganz Sanchez, médica otorrinolaringologista, para o Pleno.News.

Outro sintoma de que a audição está prejudicada é a hipersensibilidade. Isso faz com que sons do dia a dia, que antes passavam despercebidos, comecem a incomodar o afetado. Além da escuta, o uso exagerado do fone de ouvido pode causar problemas no sono, na concentração e até mesmo na pressão arterial.

Hoje em dia é muito comum que crianças tenham seus próprios fones. Procurada pelo Pleno.News, a dra. Tanit falou sobre como orientar os pequenos a controlar o tempo que passam usando o acessório.

– Procure produtos de qualidade. Não ultrapasse a metade da potência de cada aparelho (volume) nem utilize mais de duas horas seguidas de uso (tempo). Com esses dois fatores sob controle, resta apenas a vulnerabilidade individual de cada um, que é muito difícil de conhecer e controlar. A diferença para crianças é que elas não sabem dos riscos, por isso os pais precisam estar cientes e ajudando a controlar o uso, esclarecendo sobre os riscos – falou.

TIPOS DE FONE

1. Fones circumaurais: São os famosos headphones. Sua principal característica é que cobrem toda a orelha, bloqueando sons externos. Dessa forma, não é necessário que o volume fique alto e melhora a qualidade do som.

2. Fones supra-auriculares: Assim como o anterior, eles também são grandes, porém, não envolvem toda a orelha, ficando sobre elas. O bloqueio para sons externos acaba sendo menor.

3. Fones auriculares: São os mais comuns, pois já vêm junto com os aparelhos celulares. Eles ficam próximos ao canal auditivo, mas sem vedá-los. Não bloqueiam sons ambientes.

4. Fones intra-auriculares: São os menores. Eles ficam encaixados dentro do canal auditivo e bloqueiam ruídos externos. É um dos mais perigosos, pois o som sai muito próximo ao tímpano.

 

 

Leia também1 Pílula contra obesidade será vendida no Brasil em 2019
2 Brasil registra mais de 70 mil casos de tuberculose
3 Veja cinco sinais de que o seu corpo precisa de água

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.