Leia também:
X Coronavírus e outras grandes epidemias ao longo da história

Filipinas registra casos de H5N6 em aves e abate animais

Vírus da gripe aviária pode causar doença também nos seres humanos

Paulo Moura - 16/03/2020 08h02 | atualizado em 16/03/2020 11h52

Codornas infectadas foram abatidas nas Filipinas Foto: Reprodução

A Secretaria de Agricultura das Filipinas anunciou nesta segunda-feira (16), que um surto da gripe aviária H5N6 foi registrado em aves de uma fazenda de codornas na cidade de Jaen, sul do país, mais de dois anos após uma cepa similar do vírus afetar o país.

A informação, divulgada pelo secretário William Dar, é de que os testes para influenza aviária foram realizados no dia 13 de março, depois que 1.500 das 15 mil codornas morreram em uma fazenda onde, segundo ele, 30 codornas vivas apresentaram resultados positivos para a doença. Com isso, um total de 12 mil animais foram mortos e enterrados no último sábado (14).

Apesar do número alto de animais doentes, Dar informou que apenas codornas da fazenda infectada serão abatidas, enquanto o raio de um quilômetro será considerado zona de controle ou quarentena.

TRANSMISSÃO PARA HUMANOS
O secretário de Agricultura informou que as codornas infectadas podem transmitir a doença para seres humanos, mas acrescentou que não há qualquer registro de transmissão humana da gripe aviária no país.

– A gripe aviária é uma doença de aves de capoeira que pode afetar seres humanos. No entanto, o H5N6 HPAI (influenza aviária de alta patogenicidade) que afetou as Filipinas não afetou os seres humanos no país – disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que não recebeu relatos de novos casos de infecção humana por H5N6 entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro de 2020. Em uma atualização divulgada em 7 de fevereiro, a OMS informou um total de 24 casos confirmados em laboratório de infecção humana por H5N6, incluindo sete mortes, desde 2014. Todas as ocorrências foram registradas na China.

Leia também1 Por coronavírus, SP fechará museus, bibliotecas e teatros
2 Bolsonaro dá recado a Maia e Alcolumbre: "Saiam às ruas"
3 Banco Central dos EUA reduz juros para próximo de zero

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.