Leia também:
X Termina prazo para aprovado no Mais Médicos se apresentar

Falta de sono aumenta desejo por comida hipercalórica

Conclusão é de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Colônia, na Alemanha

Jade Nunes - 18/12/2018 11h08

Falta de sono aumenta o risco de obesidade Foto: Pixabay

A falta de sono aumenta o desejo por junk food e, se a ausência de descanso se mantiver, aumenta o risco de obesidade, indicou um estudo divulgado nesta segunda-feira (17) pela revista Journal of Neuroscience.

A pesquisa, feita pelos cientistas Julia Rihm e Khan Peters, da Universidade de Colônia, na Alemanha, combina comportamentos com endocrinologia.

– Nossos dados nos aproximam ao entendimento do mecanismo de como a consequência da falta de sono influencia a nossa valorização da comida – explicou Khan.

O estudo analisa como o cansaço pode ativar as áreas do cérebro relacionadas ao apetite e os hormônios que nos dizem quando estamos famintos.

Os pesquisadores recrutaram 32 homens, com idades entre 19 e 33 anos, e todos receberam o mesmo jantar: macarrão com carne, uma maçã e um iogurte de morango. Depois, os participantes foram divididos em dois grupos: um foi para casa com um aparelho que registra as horas dormidas e o outro ficou no laboratório a noite inteira, com diversas atividades para entreter e evitar o sono.

No dia seguinte, foram realizados testes de glicose no sangue e com os hormônios que vinculam o estresse ao apetite. Além disso, os grupos viram diferentes imagens de comidas hipercalóricas – como barras de chocolate – e de objetos não comestíveis – como chapéus -, e tiveram que avaliar quanto estariam dispostos a pagar por eles em uma escala dentre 0 a 3 euros .

Os resultados mostraram que a falta de sono aumentava o valor subjetivo da comida em relação aos objetos não comestíveis. As imagens neuronais também revelaram uma maior atividade em um circuito que envolve a amígdala – que controla o comportamento que procura a recompensa – e o hipotálamo – vinculado ao apetite.

– Estes dados sugerem uma conexão direta entre a falta de descanso e o excesso de comida, com o conseguinte risco de obesidade – disse Rihm.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Termina prazo para aprovado no Mais Médicos se apresentar
2 Menino deixa o cabelo crescer para ajudar amigo com câncer
3 Dicas! Veja o que fazer para melhorar a saúde em 2019

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.