CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Alckmin dá dicas de saúde na TV e web brinca: ‘Blogueirinho’

Expectativa de vida sobe para 76,3 anos entre os brasileiros

IBGE divulgou dado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União

Paulo Moura - 28/11/2019 09h11

Expectativa de vida do brasileiro cresceu no ano de 2018 Foto: Pixabay

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), os números atualizados da expectativa de vida do brasileiro. Segundo o índice, que é referente ao ano de 2018, o valor cresceu para 76,3 anos e representa um aumento em relação aos 76 anos apresentados em 2017.

A chamada Tábua Completa de Mortalidade é divulgada ano a ano pelo IBGE, sempre com data de referência ao dia 1° de julho do ano anterior.

Ao longo do último século, o número apresentou grande crescimento. Segundo o IBGE, em 1940, a expectativa de vida era de 45,5 anos, sendo 42,9 anos para homens e 48,3 anos para mulheres. Desde 2010, por exemplo, o índice cresceu em quase 3 anos. No início da década, a expectativa era de 73,9 anos.

Os cálculos são divulgados no Diário Oficial porque afetam o fator previdenciário. Por conta disso, as contas para obtenção de novas aposentadorias por tempo de contribuição também são afetadas em decorrência dos números apurados pelo IBGE.

Leia também1 Alckmin dá dicas de saúde na TV e web brinca: 'Blogueirinho'
2 Cirurgiões retiram o maior rim da história da medicina
3 Até 50 pessoas podem ser salvas por órgãos de Gugu

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo