Leia também:
X Após 800 mil mortes, OMS irá rever normas para pandemias

Evidências de estupro deverão ser mantidas após abortos

Portaria do Ministério da Saúde diz que médicos precisarão preservar "possíveis evidências materiais" do crime

Paulo Moura - 28/08/2020 12h03 | atualizado em 28/08/2020 12h06

Provas de estupro agora terão que ser preservadas Foto: Pixabay

Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28), com regras a serem seguidas para autorizar o aborto em casos previstos em lei, traz novas diretrizes e agora passa a obrigar que profissionais de saúde informem à autoridade policial sobre o acolhimento de pacientes vítimas de estupro.

Com a alteração, os médicos deverão preservar “possíveis evidências materiais” do crime a serem entregues aos policiais, “tais como fragmentos de embrião ou feto que poderão levar à identificação do respectivo autor do crime”.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta, foi oficializada cerca de duas semanas após uma menina de 10 anos interromper a gravidez ao ser estuprada pelo próprio tio. Agora, os profissionais deverão cumprir quatro etapas antes da realização de abortos previstos em leis.

A primeira fase será constituída pelo relato circunstanciado do evento, realizado pela própria gestante, perante dois profissionais de saúde do serviço; a vítima deverá informar local, dia, hora, tipo de violência, além de identificar testemunhas.

Já a segunda fase se dará com a intervenção do médico responsável que emitirá parecer técnico após detalhada anamnese, exame físico geral, exame ginecológico, avaliação do laudo ultrassonográfico e dos demais exames complementares que porventura houver.

A penúltima etapa consiste na assinatura da gestante no Termo de Responsabilidade ou, se for incapaz, também de seu representante legal. O termo conterá advertência expressa sobre a previsão dos crimes de falsidade ideológica e de aborto, caso não tenha sido vítima do crime de estupro.

Por fim, o procedimento se encerra com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Neste etapa, a mulher deverá ser esclarecida, segundo o texto, sobre “os desconfortos e riscos possíveis à sua saúde” e sobre os procedimentos que serão adotados.

Leia também1 Na quarentena, 84 meninas abusadas deram à luz em SP
2 Como funciona o programa de proteção às testemunhas?
3 Barroso: "Criminalizar aborto é política pública equivocada"
4 Menina adere a programa de proteção de testemunhas
5 Padre é afastado por insinuar que menina gostou dos abusos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.