Leia também:
X OMS diz que Ômicron é mortal e não deve ser considerada branda

Estudo: Casos de demência no mundo devem triplicar até 2050

Previsão para o Brasil é de aumento de 206%

Pierre Borges - 07/01/2022 15h55 | atualizado em 07/01/2022 16h06

Idosa sentada no banco sozinha solitária bengala
Sexo feminino é o mais atingido pela doença Foto: Pixabay/Kor_el_ya

Um estudo constatou que a quantidade de adultos maiores de 40 anos com demência em 2050 deve ser quase três vezes maior do que atualmente. Em 2019, havia 57 milhões de pessoas dentro do quadro, mas o número deve chegar a 153 milhões.

Os dados são da pesquisa Global Burden of Disease, que analisou 204 países. Segundo o estudo, os principais fatores que causarão o aumento de casos são o crescimento populacional, o envelhecimento da população, o tabagismo, a obesidade, o alto teor de açúcar no sangue e a baixa escolaridade.

Os dados de 2019 apontam que o sexo feminino é mais atingido pela demência em uma proporção de 10 mulheres para 6,9 homens. O Global Burden of Disease, publicado no periódico científico Lancet Public Health, aponta que não haverá alteração neste padrão até 2050.

Apenas no Brasil, o aumento será de 206%, passando de 1,8 milhões de pessoas, em 2019, para 5,6 milhões em 2050. O maior aumento, porém, deve ocorrer no leste da África Subsaariana, onde a proporção de casos com relação a 2019 deve subir em 357%. O motivo seria o crescimento populacional.

Os autores reforçaram que os riscos de desenvolvimento da demência podem ser reduzidos com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Os governos devem contribuir ainda garantindo o acesso à educação e a expansão dos recursos de saúde e de assistência social.

São considerados fatores de risco para o desenvolvimento da demência a baixa escolaridade, hipertensão, deficiência auditiva, tabagismo, obesidade na meia-idade, depressão, sedentarismo, diabetes, isolamento social, excessivo consumo de álcool, traumatismo craniano e poluição do ar.

Leia também1 Apóstolo Miguel Ângelo lança e-book sobre livro de Apocalipse
2 Saiba qual é o salário de Fátima Bernardes, à frente do Encontro
3 Randolfe ataca Queiroga: 'Pior ministro da Saúde do Brasil'
4 Coach influencer faz expedição, e 32 pessoas precisam de resgate
5 Após 'ataque' da Globo a Bolsonaro, web se une e diz: #CalaABocaBonner

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.