CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Casa Branca confirma envio de 1 mil respiradores

Pele ressecada com uso de álcool gel na quarentena?

Dermatologista orienta sobre cuidados com a pele em casa durante pandemia

Camille Dornelles - 02/06/2020 10h39 | atualizado em 02/06/2020 13h11

Dermatologista Juliana Carnevale fala sobre cuidados com a pele Foto: Divulgação

A nova rotina forçada de ficar em casa e os salões de beleza fechados ainda em várias cidades brasileiras levantam uma preocupação das pessoas de como cuidar se cuidar em casa. Cuidar da pele é importante, mesmo estando menos expostos ao sol. Aliás, a pouca exposição ao sol precisa ser evitada.

Mas a pele precisa de outros cuidados, como a limpeza e esfoliação, hidratação, uso frequente de álcool gel e até protetor solar para evitar danos da exposição à luz de computadores e celulares.

A dermatologista Juliana Carnevale conversou com o Pleno.News sobre como é possível cuidar da pele estando em casa.

Como podemos fazer uma boa limpeza de pele em casa?
Para uma boa limpeza da pele em casa o ideal é usar sabonetes adequados para o seu tipo de pele e para uso no rosto. Recomendo lavar duas vezes ao dia (manhã e noite). Em casos de muitos cravos, podemos associar um sabonete esfoliante um vez por semana.

Nós estamos há quase 3 meses direto em casa. Quais os problemas que podem ocorrer com a falta de cuidados neste período?
Sem uma rotina de cuidados com a pele neste período podemos observar piora das espinhas, com aumento a oleosidade; pele mais craquelada, ressecada e descamativa por falta de hidratação; piora de manchas tipo melasma por não usar filtro solar já que sabemos que a luz visível (computador – pessoa de home office) também influencia; mãos e unhas mais ressecadas pelo uso de álcool gel, produtos químicos e muitas lavagens das mãos. Hidratação é fundamental.

A ansiedade e o estresse do momento podem se manifestar na pele?
Podem sim, sabemos da relação entre nosso sistema nervoso e pele; as emoções sim influenciam nela! Muitas doenças que pioram com o estresse estão potencializadas; Outros problemas que estou observando são queda de cabelos e acne, influenciados pela ansiedade, estresse, má alimentação.

O médico dermatologista Guilherme Muzy, que também falou ao Pleno.News, afirmou que “limpeza boa é aquela feita com água e um sabonete adequado ao rosto e pele da pessoa.

– A falta de cuidados com a pele pode piorar condições como acne, rosácea e dermatite seborreica. São doenças inflamatórias da pele que podem responder negativamente aos quadros de ansiedade e estresse – declarou.

VEJA DICAS DE COMO CUIDAR DA BELEZA EM CASA
1. Não dormir mais do que o necessário, por sono excessivo pode causar edemas faciais e bolsas embaixo dos olhos.

2. Rir e sorrir constantemente, pois estimulam o equilíbrio do humor, aumentam a energia e diminuem os níveis de cortisol que podem causar inchaço e retenção de líquidos.

3. Faça limpeza com força, mas não demais. Esfregar demais a pele pode causar lesões nas células.

4. Movimente-se pela casa todos os dias e faça exercícios físicos para ajudar na circulação sanguínea, que ajuda na revitalização das células.

5. Crie rotinas para cuidados com a beleza do corpo, da pele, das unhas e dos cabelos.

6. Use protetor solar, mesmo sem sair de casa. Os raios de luz visível, do computador, televisão e celular, também podem atingir a pele e prejudicá-la.

Leia também1 Veja dicas de especialista de como cortar o cabelo em casa
2 "Não relaxem, meninas", diz youtuber de moda
3 Léa Mendonça grava clipe de próximo EP pela MK Music
4 Vereador impede barbearia de ser fechada: 'É lei federal'
5 Empresa chinesa inventa boné inteligente para tratar calvície

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo