Leia também:
X Alopecia: problema que causa queda excessiva dos cabelos

Dia do Alcoólico Recuperado alerta contra abuso de bebidas

Excesso de consumo de álcool tem gerado mortes em todo o mundo

Ana Luiza Menezes - 07/12/2018 17h53

Excesso de consumo de álcool tem causado mortes Foto: Pexels

O Dia do Alcoólico Recuperado, em 9 de dezembro é uma data que serve para comemorar a vitória daqueles que abandonaram o vício. Porém, ele também pode incentivar outras pessoas a deixarem o alcoolismo.

No mundo, 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência da bebida. O consumo de álcool em excesso causa dependência psicológica e mais de 200 doenças físicas e mentais, além de contribuir com conflitos nas relações familiares e sociais.

Já no Brasil, o consumo de bebida alcoólica por pessoa chegou a 8,9 litros em 2016, ultrapassando a média internacional que é de 6,4 litros para cada indivíduo. O País está na 49ª posição entre outras 193 nações. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O bispo da Igreja Universal, Rogério Evandro Formigoni, coordenador do programa social Vício Tem Cura, defende que vício é toda ação repetitiva que provoca um dano. Segundo ele, para que o viciado consiga deixar o hábito, o apoio familiar é importante.

– Não espere que o dependente peça ajuda para que você comece a agir. Até porque, na maioria das vezes, ele diz não querer ajuda ou nega ser viciado – afirmou.

O Vício Tem Cura é um programa social que auxilia no tratamento de dependentes químicos, e outros tipos de compulsões, como remédios, pornografia, jogos e internet. Sem custos ou internações, o projeto foi em 2014. Até o momento, mais de 3 milhões de pessoas em todo Brasil, e em outros 40 países, comprovaram que o vício realmente tem cura.

O tratamento para desintoxicação do programa é feito em três etapas. A primeira delas é entender a razão de costumes prejudiciais que fogem ao controle da vontade do dependente. Em seguida, é necessário perceber a maneira como o vício atua na mente. A última fase consiste em aprender a se livrar da dependência.

RECUPERAÇÃO
Uma psicóloga, que não teve a identidade revelada, foi uma das beneficiadas pelo grupo. Depois de tentar suicídio ela decidiu buscar ajuda em uma clínica psiquiatra, mas só quando chegou ao Vício Tem Cura que conseguiu deixar o alcoolismo.

– Comecei a beber e fumar por volta dos 17, 18 anos. Gostava de ir em shows de rock e barzinhos. Bebia de dois a cinco litros de cerveja todos os dias. Ficava muito impulsiva, perdia o controle do meu corpo e fazia coisas que eu não me reconhecia fazendo depois – disse a psicóloga.

Ela contou que foi aconselhada a iniciar o tratamento após a sugestão de uma amiga de sua mãe. Atualmente, a ex-dependente afirma que teve sua vida transformada e que está bem financeiramente, com saúde, paz e felicidade.

O trabalho com os dependentes é desenvolvido em reuniões abertas, encontros individuais, palestras e caravanas. O grupo realiza, ainda, eventos para os adolescentes alertando sobre os perigos das drogas.

MULHERES E O ÁLCOOL
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde nas capitais brasileiras constatou aumento no número de mulheres alcoólatras. Segundo o estudo, o consumo entre pessoas do sexo feminino passou de 8,2% para 10,6%, no período de 2006 a 2010.

Os efeitos nocivos com a ingestão da bebida agem diferente entre homens e mulheres. Nas mulheres, o álcool é absorvido 30% mais rápido. Nelas, os principais motivos que levam ao consumo de álcool são problemas emocionais ou genéticos.

Leia também1 Alopecia: problema que causa queda excessiva dos cabelos
2 Prazo para inscrição no Mais Médicos termina nesta sexta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.