Leia também:
X Caso de polícia: Influencer pula muro para não pagar passagem

Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório

Boletim InfoGripe foi divulgado pela Fiocruz, nesta terça-feira

Pleno.News - 04/04/2023 21h20 | atualizado em 05/04/2023 11h26

Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório Foto: Pixabay

O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (4), apontou que aumentou muito em 15 estados o número de crianças internadas por vírus respiratório.

O crescimento de internações de adultos por Covid-19, segundo o boletim, é observado em dez estados e atinge com risco muito maior àqueles que estão em atraso com o calendário de vacinação ou que sequer foram imunizados com a primeira dose da vacina.

A análise consta dos dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e refere-se à Semana Epidemiológica (SE) 12, de 19 a 25 de março.

O estudo aponta que na Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio e Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal constata-se o crescimento de Covid-19 em todas as faixas etárias. Já no Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe e no Tocantins, o aumento é de internações por vírus respiratório, e está concentrado basicamente nas crianças.

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomendou que se a criança estiver com sintoma de infecção respiratória, o ideal é não mandá-la para a escola ou creche.

– Dessa forma podemos tentar frear a disseminação do vírus respiratório em crianças – alertou.

Até hoje, o país registra um percentual muito elevado de crianças que não foram vacinadas contra a Covid-19.

O pesquisador lembra aos pais ou responsáveis que por mais que a Covid-19 atinja com maior intensidade os adultos, os pequenos não vacinados também correm um risco importante de contrair a doença.

– A melhor forma de proteção é tomar a vacina e usar boas máscaras, especialmente quem está com sinal de infecção respiratória ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco – esclareceu Gomes.

CASOS
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 46,2% para Sars-Cov-2 (Covid-19); 3,3% para Influenza A; 3,7% para Influenza B e 36,2% para vírus respiratório.

Entre os óbitos, a presença do vírus foi de 82,7% para Covid-19; 4,6% para Influenza A; 3,6% para Influenza B e 6,1% para vírus respiratório.

*Agência Brasil

Leia também1 Vereador descobre morte de irmã durante posse em Chapecó
2 Cúpula amazônica em Belém pode receber Macron
3 Pai do cantor Kaiky Mello: "Deus tem ouvido nossas orações"
4 Rápido e barato? Alta dos preços encarece "miojo" e pesa no bolso
5 Caso de polícia: Influencer pula muro para não pagar passagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.