Leia também:
X MG: Vacinas apreendidas serão enviadas ao Ministério da Saúde

Venezuela: ONG denuncia morte de 14 profissionais de saúde

Profissionais teriam morrido de Covid-19 em um intervalo de três dias nesta semana

Pleno.News - 26/03/2021 14h54 | atualizado em 26/03/2021 15h46

Profissional de saúde faz desinfecção na Venezuela Foto: EFE/Johnny Parra/Arquivo

A ONG Médicos Unidos denunciou, nesta sexta-feira (26), que 14 profissionais da saúde, em sua maioria médicos, morreram de Covid-19 na Venezuela somente entre terça-feira (23) e quinta-feira (25) desta semana. Na última terça, a organização já havia informado sobre mortes causadas pelo vírus em um curto espaço de tempo.

– Recebemos informações de 14 novas mortes de profissionais da saúde com critérios para Covid-19 chegar a 393, enquanto porta-vozes oficiais relatam 1.532 mortes no país. Somente a inépcia oficial justifica essas mortes – disse a ONG em sua conta no Twitter.

Entre as mortes registradas entre terça e quinta-feira desta semana estão a de 10 cirurgiões identificados como Dilcia Elena Gudiño Guedez, Mario Sánchez Borges, Delia Yelitza Castillo de Tovar, Leonardo Ramírez, Aida Lara, Xiomara Rodríguez, Luisa Mercedes Esperque Blondell, Enid Lara, José Luis García Sanz e Luis E. Monserrat.

As enfermeiras Marena Rangel Gil, Maryori Moreno, a auxiliar de nutrição María Rodríguez e o dentista Rafael Ernesto Castillo também morreram. A ONG, que conta com mais de 4 mil profissionais da área da saúde, lembrou que seus relatórios são baseados em critérios “clínicos, epidemiológicos, de radiodiagnóstico e laboratoriais”.

De acordo com seus dados, houve mortes de trabalhadores de saúde em todo o país, e a província com mais vítimas é Zulia (Noroeste), com 80; seguida pelo distrito Capital, com 46; por Carabobo (Centro), com 36; por Bolívar (Sul), com 27; por Anzoategui (Leste), com 24; por Tachira (Sudeste), com 21. No restante dos 17 estados, houve menos de 20.

O governo de Nicolás Maduro assegura que, desde o início da pandemia, há um ano, a Venezuela acumula 154.165 casos de infectados pelo coronavírus, dos quais 9.724 estão ativos, e 1.532 mortes por Covid-19. A oposição e os médicos independentes sustentam que há uma “subnotificação” de casos.

*EFE

Leia também1 Governo de SP pede doações de cilindros para oxigênio
2 O que se sabe sobre a Butanvac, vacina brasileira contra a Covid
3 Bolsonaro avisa que sofrimento do povo "está chegando ao fim"
4 Superferiado no RJ: Deputado faz apelo a atitudes de policiais
5 MG: Vacinas apreendidas serão enviadas ao Ministério da Saúde

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.