Leia também:
X Boris Johnson diz que não haverá vacinação obrigatória

Vacina Sputnik V tem eficácia de mais de 95%, afirma fabricante

Dados preliminares ainda não foram publicados em revista científica

Pleno.News - 24/11/2020 08h42 | atualizado em 24/11/2020 09h26

Vacina russa apresentou eficácia acima de 95% segundo fabricante
Vacina russa apresentou eficácia acima de 95% segundo fabricante Foto: EFE/EPA/Sergei Ilnitzky

A vacina Sputnik V, produzida na Rússia, apresentou eficácia de mais de 95%, passados 42 dias da primeira dose, segundo indicaram nesta terça-feira (24) o Centro Gamaleya e o Fundo de Investimentos Diretos do país.

De acordo com os dados preliminares da segunda análise, a efetividade da vacina russa, depois de 28 dias, é de 91,4%. Neste caso específico, foram 39 infectados, sendo que 31 fizeram uso de placebo, e oito da vacina testada. Ao todo, segundo nota oficial dos desenvolvedores do projeto, 14.095 voluntários receberam a Sputnik V, enquanto em 4.699 pessoas, foi aplicado placebo.

Atualmente, 40 mil voluntários participam da terceira fase de testes clínicos da vacina russa. Para mais de 22 mil deles foi oferecida a primeira dose. Segundo os dados apresentados hoje, em 19 mil voluntários foi aplicada a primeira e a segunda dose. Durante as análises, os pesquisadores não detectaram nenhuma reação adversa “inesperada” à vacina entre os voluntários.

O Fundo de Investimentos Diretos da Rússia destacou no comunicado o valor da dose, que é de menos de 10 dólares (R$ 53,82), duas vezes menos que a produzida pelas companhias farmacêuticas Moderna e Pfizer.

Além disso, está sendo feita a produção da vacina desidratada, a partir da tecnologia de liofilização, o que facilitará o transporte para o exterior, especialmente, em regiões de difícil acesso e outras com clima tropical. A primeira remessa da Sputnik V para o mercado estrangeiro chegará aos clientes em janeiro de 2021, com base em acordos já feitos com parceiros internacionais.

*EFE

Leia também1 Covid-19: Moderna afirma que sua vacina é 94,5% eficaz
2 Rússia alega que vacina Sputnik V apresenta 92% de eficácia
3 Rússia planeja enviar vacina à Argentina no 1º trimestre de 21
4 Governo diz analisar todas as vacinas em estudos avançados
5 Covid: Rússia diz que sua vacina tem "mais de 90%" de eficácia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.