Leia também:
X Covid: Anvisa alerta para casos de doenças após a vacinação

Vacina: DF se une a 7 estados e também vai adiantar 2ª dose

Diversas unidades da federação já reduziram o intervalo inicial, que era de 12 semanas

Paulo Moura - 12/07/2021 08h35 | atualizado em 12/07/2021 09h35

Estados brasileiros estão adiantando segunda dose das vacinas Foto: EFE/Nathalia Aguilar

Assim como já foi feito em sete estados brasileiros, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou que vai reduzir para 60 dias o intervalo entre a aplicação das doses das vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer. O prazo anterior para finalizar a imunização era de 90 dias, mas foi encurtado para ampliar a segurança dos imunizantes contra a variante Delta do coronavírus.

Um estudo divulgado na semana passada pela revista científica Nature indicou que uma única dose das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca era pouco ou nada eficiente contra as variantes Delta e Beta do coronavírus, mas que duas doses são capazes de neutralizá-las.

A pasta de Saúde do Distrito Federal informou ao portal G1 que “o comitê de vacinação vai se reunir para discutir os detalhes para redução do intervalo entre as doses”. O encontro deve ocorrer nesta segunda-feira (12). Entretanto, o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para aplicação das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca continua sendo de 12 semanas.

No caso da Pfizer, a bula prevê intervalo de apenas 21 dias, mas a pasta escolheu ampliar o intervalo para aumentar a quantidade de pessoas imunizadas com a primeira dose. A vacina da AstraZeneca, por exemplo, oferece proteção parcial de 76%, 21 dias após a primeira aplicação.

Além do Distrito Federal, as unidades da federação que já encurtaram o prazo são Pernambuco, Acre, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Leia também1 Covid: Austrália registra 1ª morte por transmissão local
2 Covid: Anvisa alerta para casos de doenças após a vacinação
3 SP antecipa calendário e deve vacinar adolescentes em agosto
4 Irmãos Bolsonaro usam camiseta com 'recado' a Calheiros
5 Doria: Não há risco de que não ocorram eleições em 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.