Leia também:
X RJ: Hospital zera leitos de pacientes com coronavírus

Vacina de Oxford para Covid é segura e induz resposta imune

Imunizante também se mostrou seguro a humanos

Rafael Ramos - 20/07/2020 11h34

Resultados da vacina de Oxford são promissores Foto: Reprodução

Estudos apontam que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, apresentaram fortes respostas imunes contra o transmissor da Covid-19. Os resultados foram divulgados, nesta segunda-feira (20), no site da instituição.

Os resultados se referem às duas primeiras fases do desenvolvimento da vacina, que é se mostrou segura. A previsão é que ela seja lançada no mês de setembro.

– Os dados da Fase I/II da nossa vacina contra o coronavírus mostram que ela não levou a reações inesperadas e tinha um perfil de segurança semelhante ao das anteriores desse tipo. As respostas imunes observadas após a vacinação estão alinhadas com o que estudos anteriores em animais mostraram estar associados à proteção contra o vírus SARS-CoV-2, embora devamos continuar com nosso rigoroso programa de ensaios clínicos para confirmar isso em seres humanos – afirmou o coautor do estudo, o professor Andrew Pollard.

Os cientistas avaliaram mais de 1 mil voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. Desse total, dez pacientes receberam duas doses da vacina. Entre os dias 23 de abril e 21 de maio de 2020, 1077 voluntários receberam a vacina ChAdOx1 nCoV-19 ou uma vacina MenACWY placebo. O resultado mostrou que não danos sérios à saúde relacionados ao ChAdOx1 nCoV-19.

– Os resultados de hoje são extremamente encorajadores, levando-nos um passo mais perto de encontrar uma vacina bem-sucedida para proteger milhões no Reino Unido e no mundo. Com o apoio de 84 milhões de euros em investimentos do governo para o desenvolvimento e fabricação da vacina, a agilidade e a velocidade com as quais a Universidade de Oxford está trabalhando são impressionantes. Estou muito orgulhoso do que eles alcançaram até agora – declarou o secretário de negócios Alok Sharma.

Leia também1 RJ: Hospital zera leitos de pacientes com coronavírus
2 Onyx Lorenzoni testa positivo para o novo coronavírus
3 Vacina chinesa chega ao Brasil e testes iniciam nesta segunda
4 Bolsonaro cumprimenta apoiadores e recebe aplausos
5 Guarda usa arma de choque em homem sem máscara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.