Vacina de Oxford deve chegar ao Brasil no fim da tarde de hoje
Imunizantes devem chegar por volta das 17h desta sexta-feira em São Paulo
Paulo Moura - 22/01/2021 10h17 | atualizado em 22/01/2021 11h01

As 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca devem chegar ao Brasil no fim da tarde desta sexta-feira (22), informou o Ministério da Saúde. Os imunizantes, que são fabricados pelo Instituto Serum, na Índia, deixaram o país asiático com destino à cidade de São Paulo ainda na noite de quinta-feira (21).
O avião, da companhia aérea Emirates, decolou por volta das 20h da quinta-feira (21), pelo horário de Brasília, do país asiático com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A previsão de chegada na capital paulista é por volta das 17h. Na sequência, após passar por trâmites alfandegários, a carga será embarcada em outro avião com destino ao aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra Covid-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos. As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos do mundo inteiro.
No fim de semana passado, o governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização. No início desta semana, o país enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.
Leia também1 Olimpíada: Japão nega notícias sobre o cancelamento dos jogos
2 Ministro Milton Ribeiro aponta que aborto mata mais que Covid
3 Dilma dá "fora" em Doria e não aceita convite para tomar vacina
4 Análise sobre ivermectina indica potencial eficácia contra Covid
5 Ao vivo! Anvisa avalia o uso de mais doses da CoronaVac