Leia também:
X Pesquisa: Placenta exerce efeito protetor contra Covid nos fetos

Vacina da Pfizer tem proteção menor contra cepa sul-africana

Estudo apontou que imunizante apresenta reação menor na variante da África do Sul, mas parece ser suficiente para neutralizar o vírus

Pleno.News - 18/02/2021 16h33 | atualizado em 18/02/2021 17h40

Vidros de vacina contra a Covid-19 da Pfizer
Vacina da Pfizer Foto: Divulgação/Pfizer

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 produz uma ação menor contra a variante sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2, conhecida como B.1.351, mas ainda parece ser suficiente para neutralizar o vírus, segundo o relatório publicado nesta quinta-feira (18) pela revista New England Journal of Medicine.

A equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas, em Galveston, advertiu que o estudo tem limitações, incluindo uma “falta de exame sistemático das mutações individuais e do potencial das mutações para alterar o efeito neutralizador”.

Os cientistas, no estudo apoiado por Pfizer e BioNTech, utilizaram versões do vírus geneticamente modificado para transportar algumas das mutações encontradas no vírus B.1.351. Essas variações foram testadas em comparação com amostras de sangue colhidas de 15 pessoas que tinham recebido as duas doses da vacina de Pfizer e BioNTech.

Embora as amostras de sangue tenham produzido atividade de anticorpos neutralizadores dois terços menor do que a que ocorre com o Sars-CoV-2, essa reação foi suficiente para neutralizar o vírus, de acordo com o artigo. A Pfizer, em comunicado, disse não haver provas nos testes clínicos de que a variante sul-africana drible a proteção proporcionada por esta vacina.

– No entanto, Pfizer e BioNTech estão tomando as medidas necessárias, fazendo os investimentos apropriados e envolvendo-se em discussões apropriadas com as agências reguladoras para desenvolver e obter o licenciamento de uma vacina atualizada, ou um reforço de vacina, quando for identificada uma cepa que reduza significativamente a proteção da vacina – afirmou.

*EFE

Leia também1 "Ataque de vândalos" faz cidade perder doses de vacinas da Covid
2 Inglaterra: Crianças e jovens são maioria de novos casos da Covid
3 Guiné receberá mais de 11 mil vacinas contra ebola no domingo
4 Mãe de Jair Bolsonaro é vacinada contra a Covid-19
5 'Todos serão alvos do STF', diz líder da Frente Conservadora

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.