Leia também:
X Grécia garante vacina contra Covid-19 antes de 2021

Vacina da Johnson & Johnson tem teste autorizado no Brasil

Imunização é a quarta a ter processo de testagem liberado no país

Paulo Moura - 18/08/2020 10h18 | atualizado em 18/08/2020 10h22

Vacina da Johnson & Johnson teve teste aprovado no Brasil Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), a 3ª fase de testes de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. A candidata da vez é a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. A imunização é a quarta a obter aprovação da agência para testes no país.

A data para início dos testes ainda não está definida e vai depender de aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde que é responsável pela avaliação ética das pesquisas, e da organização dos pesquisadores para definir o recrutamento dos voluntários.

Ao todo, está prevista a participação de cerca de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na fase 3, é testada a segurança e a eficácia de uma imunização, normalmente com participação de milhares de voluntários.

Os participantes receberão uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória, e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de “duplo-cego”).

Além da vacina da Johnson & Johnson, outras três imunizações já foram aprovadas para testes no Brasil, são elas as vacinas de: Oxford/AstraZeneca (britânica), Sinovac Biotech (China) e BioNTech/Pfizer (alemã/americana).

Leia também1 Grécia garante vacina contra Covid-19 antes de 2021
2 89% querem se vacinar contra Covid assim que houver opção
3 Covid: Rússia diz que iniciará vacinação em massa em 1 mês
4 Sob descrença, Rússia inicia produção de vacina da Covid
5 Maioria dos médicos da Rússia não confia em vacina do país

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.