Leia também:
X Técnica de enfermagem que fingiu vacinar idosa é afastada

Vacina da J&J: Eficácia é de 66% contra casos graves e moderados

Imunizante desenvolvido pela empresa é aplicado em apenas uma dose

Pleno.News - 29/01/2021 14h34 | atualizado em 29/01/2021 15h55

Covid-19: J&J diz que dose única de vacina é 66% eficaz, mas que eficácia varia Foto: Reprodução

A Johnson & Johnson (J&J) informou, nesta sexta-feira (29), que a dose única da vacina que desenvolve contra o coronavírus mostrou-se 66% eficaz na prevenção de casos moderados e graves em estudo de fase 3, que contou com quase 44 mil participantes, dos quais 468 contraíram a doença.

A eficácia do imunizante contra a Covid-19, contudo, variou em cada uma das regiões em que a pesquisa foi conduzida, tendo sido de 72% nos Estados Unidos (EUA), 66% na América Latina e 57% na África do Sul. No país africano, quase todas as infecções analisadas foram causadas pela nova cepa do vírus surgida lá, o que sugere que a fórmula pode ser menos eficiente contra mutações.

Segundo a farmacêutica, o produto – nomeado de Janssen – teve 85% de eficácia na prevenção de casos severos da enfermidade. Para o cientista Paul Stoffels, que participou dos testes, o fato de poder ser aplicado em apenas uma dose é a principal vantagem do imunizador.

– Esses resultados de primeira linha, com uma vacina candidata a [combater a] Covid-19 de injeção única, representam um momento promissor. O potencial de reduzir significativamente o fardo da grave [infecção], fornecendo uma vacina eficaz e bem tolerada com apenas uma imunização, é um componente crítico da resposta global de saúde pública – destacou Stoffels.

A J&J pretende pedir autorização para uso emergencial da vacina nos EUA, no início de fevereiro. Embora estejam acima do limiar mínimo exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os números da Johnson & Johnson ficaram aquém dos de concorrentes, como a Moderna (94,1%), Pfizer/BioNTech (95%) e Novavax (89%).

*Estadão

Leia também1 Técnica de enfermagem que fingiu vacinar idosa é afastada
2 Governo anuncia compra de 54 milhões de doses da CoronaVac
3 SP: Governo entra com recurso para restabelecer volta às aulas
4 Governo vê falta de "evidência científica" para adiar 2ª dose
5 Após perda de doses de vacina, diretor de hospital é exonerado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.