Leia também:
X Conheça algumas ações de apoio a Manaus e saiba como ajudar

Uso emergencial da Sputnik no Brasil é pedido por farmacêutica

Imunizante russo foi o primeiro a ser registrado no mundo

Pleno.News - 16/01/2021 14h52 | atualizado em 16/01/2021 14h53

Vacina Sputnik V Foto: EFE/Ignacio Ortega

O Grupo União Química e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF, da sigla em inglês) protocolaram junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido para uso temporário emergencial da vacina Sputnik V no Brasil. O imunizante russo foi o primeiro contra Covid-19 a ser registrado no mundo, ainda em agosto.

A empresa já havia acertado nesta semana a parceria com o RDIF para o fornecimento de 10 milhões de doses da vacina, que serão entregues no primeiro trimestre de 2021, com início já em janeiro. Como parte do acordo, a RDIF deve facilitar a transferência de tecnologia e fornecer biomateriais para o começo da produção no País.

– A Sputnik V, amplamente utilizada e aprovada por vários países no mundo, será produzida em nossas fábricas de Brasília e de Guarulhos, através de acordo de transferência de tecnologia firmado entre a companhia e o RDIF – explicou a empresa.

A Sputnik V já foi aprovada em emergência por Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina. Segundo o anúncio, funcionários brasileiros da Embaixada na Rússia já estão sendo vacinados.

Uma delegação da União Química deve visitar as linhas de produção da Sputnik V na Rússia. O imunizante, que custa 10 dólares (cerca de R$ 53) por injeção, tem uma eficácia acima de 90% em casos graves da Covid-19 e pode ser armazenado entre 2ºC a 8ºC, temperaturas de geladeiras convencionais.

*Estadão

Leia também1 Conheça algumas ações de apoio a Manaus e saiba como ajudar
2 Amazonas já sabia em novembro que oxigênio era insuficiente
3 Avião que trará vacina da Índia vai a Manaus para levar oxigênio
4 Manaus recebe 70 mil metros cúbicos de oxigênio vindos do PA
5 WhatsApp adia início de nova política de privacidade de dados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.