Leia também:
X Itália abre bares, restaurantes e libera circulação de pessoas

Unicef alerta que lockdown pode matar mais que Covid-19

Chefe de Saúde da entidade afirmou que países em desenvolvimento podem sofrer com outras doenças

Paulo Moura - 18/05/2020 09h49 | atualizado em 18/05/2020 10h54

Unicef alerta para riscos de doenças trazidas pelo lockdown Foto: Pixabay

Em uma entrevista concedida ao jornal britânico The Telegraph, o doutor Stefan Peterson, chefe de Saúde da Unicef, afirmou que os bloqueios generalizados, chamados de “lockdown”, aplicados em diversos países, são ineficazes para países em desenvolvimento e podem representar uma ameaça maior que a própria Covid-19 que tentam combater.

– Medidas indiscriminadas de bloqueio não têm um efeito ideal sobre o vírus. Se você está pedindo às famílias que fiquem em casa em um quarto da favela, sem comida ou água, isso não limitará a transmissão do vírus – afirmou.

Peterson ressaltou que algumas medidas de combate à pandemia feitas por países com renda mais baixa foram apenas “copiadas” de países desenvolvidos sem qualquer “contextualização para a situação local”. Ele ainda disse que o objetivo das medidas contra o vírus não é de prender a população.

– Uma mesma medida não serve para todos. O objetivo é retardar o vírus, não prender pessoas. Precisamos levantar os olhos e olhar para o quadro total da saúde pública – destacou.

O médico ainda usou como exemplo o surto de Ebola que aconteceu em 2014 na África, quando mais pessoas morreram por efeitos indiretos do que com a própria doença.

– Isso não é de Covid, Covid não é uma doença infantil. Sim, existem casos raros e os vemos divulgados na mídia. Mas pneumonia, diarréia, sarampo, morte no parto, essas são as razões pelas quais veremos o aumento das mortes – completou.

Leia também1 Itália abre bares, restaurantes e libera circulação de pessoas
2 Papa volta a celebrar missa com público no Vaticano
3 Reino Unido tem número mais baixo de mortes em 50 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.