Leia também:
X Anvisa aprova uso da CoronaVac em crianças e adolescentes

Superbactérias mataram 1,2 milhão de pessoas em 2019

Estudo alerta para crescimento de infecções resistentes a antibióticos

Thamirys Andrade - 20/01/2022 15h50 | atualizado em 21/01/2022 11h11

bactéria koli-bacteria-g9b88ee868_1920
Relatório foi publicado na revista The Lancet Foto: Pixabay

Um estudo global publicado na revista científica The Lancet revelou que cerca de 1,2 milhão de pessoas morreram, em 2019, em razão de infecções por bactérias resistentes a medicamentos, as chamadas superbactérias. O número supera o de mortes relacionadas a doenças como Aids ou malária, apontou a CNN.

O crescimento da quantidade de superbactérias tem deixado os cientistas em alerta e já representa uma das maiores ameaças à saúde mundial. Esses patógenos surgem em um processo de seleção natural. Elas passam por mutações, ao sobreviver a medicações, e transmitem seus genes resistentes a seus descendentes. O surgimento delas está relacionado ao uso demasiado, incorreto ou desnecessário de antibióticos.

O estudo divulgado no The Lancet analisou dados de 204 países. Os pesquisadores separaram a doença em dois contextos: no primeiro, consideraram mortes causadas diretamente pela resistência das bactérias; no segundo, mortes relacionadas à resistência, mas que podem ter sido causadas por outros fatores.

Os dados apontaram que foram 1,27 milhão de mortes causadas efetivamente pela resistência das bactérias aos antibióticos, e mais 4,95 milhões de óbitos estavam relacionados às superbactérias.

As mais afetadas foram as crianças, visto que uma em cada cinco mortes ocorreram em menores de cinco anos de idade. As zonas de maior risco estão na África Subsaariana e no Sul da Ásia, mas países de alta renda também são atingidos.

Assim, o estudo destaca a importância da adoção de medidas imediatas para combater a resistência bacteriana. Entre as soluções sugeridas pelo relatório, estão otimizar o uso dos antibióticos atuais, monitorar e controlar infeções, além de oferecer mais financiamento para a criação de novos antibióticos e métodos de tratamento.

– Esses novos dados revelam a verdadeira escala da resistência antimicrobiana em todo o mundo e são um sinal claro de que devemos agir agora para combater a ameaça – alertou Chris Murray.

Ele é coautor do estudo e professor do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington.

Leia também1 Superbactérias mataram 1,2 milhão de pessoas em 2019
2 Anvisa aprova uso da CoronaVac em crianças e adolescentes
3 Planos de saúde serão obrigados a pagar teste rápido de Covid
4 Anvisa alega falta de dados e não aprova autotestes de Covid
5 STF manda Ministério Público fiscalizar vacinação infantil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.