Leia também:
X Anvisa cancela autorização de spray israelense contra a Covid

SP: Internação de crianças e adolescentes por Covid cresce 61%

Em dois meses, número aumentou de 106 para 171 pacientes

Pleno.News - 19/01/2022 15h56 | atualizado em 19/01/2022 16h09

criança máscara covid-19 coronavirus girl-g02f666f24_1920
Criança usando máscara contra a Covid-19 [imagem ilustrativa] Foto: Pixabay
O governo de São Paulo informou, na tarde desta quarta-feira (19), que as internações de crianças e adolescentes em leitos de UTI por coronavírus aumentou 61,3% nos últimos dois meses. Na sexta-feira (14), o estado deu início à vacinação infantil (de 5 a 11 anos de idade) com uma cerimônia no Hospital das Clínicas.

– Temos visto que, na população ainda não vacinada e mais vulnerável, [entre] aqueles menores de 17 anos têm tido uma elevação [do número de casos de Covid] significativa do período de 15 de novembro até 17 de janeiro – disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

No intervalo mencionado, o número de crianças e adolescentes internados foi de 106 para 171.

– Os dados evidenciam que a nova variante Ômicron do novo coronavírus está contaminando rapidamente nossas crianças e que a vacinação é urgente e fundamental para prevenir casos graves, internações e óbitos nessa população.

Hoje, São Paulo tem 2.842 pessoas internadas em leitos de UTI da Covid e outras 5.556 em leitos de enfermaria. O percentual de ocupação nas unidades de terapia intensiva é de 54,17% no estado e de 60,58% na Grande São Paulo.

A expectativa do governo é de que os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberem a aplicação da CoronaVac em crianças de 3 a 11 anos de idade ainda na quinta-feira (20). Essa é a segunda vez que o Instituto Butantan faz a solicitação ao órgão, após o primeiro pedido ser negado em abril do ano passado.

Caso a CoronaVac seja aprovada na população pediátrica, o diretor e presidente do Butantan, Dimas Covas, afirmou que o laboratório já tem 15 milhões de doses em estoque. Dessas, 10 milhões estariam reservadas para São Paulo e o restante poderia ser distribuído para o restante do Brasil.

Desde a semana passada, o Comitê Científico de Combate à Covid-19 recomendou que eventos e estabelecimentos em todo o estado funcionem com apenas 70% da capacidade máxima de lotação, graças ao avanço da variante Ômicron. O uso obrigatório de máscara facial também foi mantido até, pelo menos, 31 de março.

*AE

Leia também1 Moderna trabalha em vacina única contra gripe e Covid-19
2 Medicamento da Pfizer é eficaz contra Ômicron em laboratório
3 Portugal faz autópsia em criança após possível reação à vacina
4 'Pandemia vai ser cada vez mais leve’, avalia presidente da Pfizer no Brasil
5 Covid perde 90% do poder de contágio após 20 minutos no ar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.