Leia também:
X Covid: Chile aprova vacina de dose única de laboratório chinês

SP: Após 22 dias, ocupação de UTIs de Covid fica abaixo de 90%

Ocupação atual é de 89,8%, segundo o secretário da Saúde do estado

Pleno.News - 07/04/2021 16h30 | atualizado em 07/04/2021 17h43

Ao todo, há 29.112 pessoas internadas com a doença nos hospitais paulistas Foto: Pixabay

O índice de ocupação de leitos de Covid-19 no estado de São Paulo ficou abaixo de 90% pela primeira vez em 22 dias, informou nesta quarta-feira (7) o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante coletiva de imprensa.

O estado tem hoje 89,8% das vagas em unidades terapia intensiva (UTIs) ocupadas, com 12.941 pacientes com Covid-19 hospitalizados. Nos leitos de enfermaria, são mais 16.171 doentes, totalizando 29.112 pessoas internadas com a doença.

Segundo dados da Fundação Seade, o índice recorde de ocupação ocorreu no dia 1º de abril, quando a taxa ficou em 92,61%, e o número de internados passou de 13 mil. Na Grande São Paulo, a ocupação atual dos leitos de terapia intensiva está em 89%, de acordo com os dados apresentados por Gorinchteyn.

O secretário afirmou que, embora os números ainda sejam altos, já apontam o reflexo das restrições adotadas pelo governo paulista nas últimas semanas pela adoção da fase emergencial, que mantém apenas os serviços essenciais abertos.

– Esses dados reforçam que as medidas restritivas tiveram um significado muito importante – afirmou o secretário.

Ele apresentou ainda dados que mostram a redução de 2,4% nos casos de infecção por coronavírus e de 5,4% nas internações devido à doença entre as semanas epidemiológicas 12 (21 a 27 de fevereiro) e 13 (28 de março a 3 de abril). Os óbitos, no entanto, seguem em alta, com crescimento de 15,5% no período.

Tradicionalmente, as mortes são as últimas a diminuir, por causa do tempo de evolução da doença, ou seja, as mortes de hoje são decorrentes de infecções que ocorreram semanas atrás.

– A gente sabe que essas mortes vão cair mais tardiamente – ressaltou Gorinchteyn.

Desde o início da pandemia, o estado de São Paulo acumula 2.576 362 casos de infecção pelo coronavírus e 79.443 óbitos devido à doença. O índice de isolamento no estado está em 43%, segundo o governo paulista.

O coordenador do centro de contingência do coronavírus, Paulo Menezes, sinalizou na coletiva de imprensa que o comitê, formado por especialistas na área da saúde, deverá recomendar a extensão da fase emergencial no estado, em vigor desde 15 de março e que ela deveria ir pelo menos até o próximo dia 11 (domingo).

– Estamos discutindo a necessidade de extensão da fase emergencial. Isso vai ser feito até sexta-feira. É bem provável que nós continuemos com níveis de restrição que nós temos hoje por mais algum tempo, mas vamos aguardar os próximos dias – destacou Menezes.

Questionado se aceitaria a recomendação da extensão, o governador João Doria afirmou que “obedece à ciência”.

*Estadão

Leia também1 Padre Fábio de Melo sobre morte da mãe: “Maior dor do mundo”
2 Bolsonaro: "Igreja é último lugar procurado antes do suicídio"
3 PL prevê que troca de comando da PF passe pelo crivo do Senado
4 Prefeito decreta lockdown, e sua esposa é encontrada em festa
5 STF: Barroso defende 'revisão' da Lei de Segurança Nacional

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.