Leia também:
X Motoristas de app: Juiz autoriza sindicato a importar vacinas

“Somos o quinto país em total de pessoas vacinadas”, diz Pazuello

Ministro declarou que objetivo é vacinar todos os brasileiros até o fim deste ano

Pleno.News - 05/03/2021 07h36 | atualizado em 05/03/2021 09h34

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello Foto: MS/Tony Winston

Em visita ao estado do Paraná na quinta-feira (4), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil é o quinto país que mais vacina no mundo contra Covid-19, com 17 milhões de pessoas imunizadas desde o início da vacinação.

– O Brasil ofereceu até agora 17 milhões de doses. Somos o quinto país no mundo em quantidade total de pessoas vacinadas. Para que os senhores compreendam a diferença, a Argentina ofereceu 320 mil doses para sua população – disse Pazuello em Cascavel, no oeste do estado.

O ministro disse que, a partir de abril, com as duas fábricas nacionais produzindo vacinas, será possível ao país ter acesso a cerca de 30 milhões de doses por mês, além das vacinas que serão importadas. Afirmou ainda que, com isso, espera que toda a população seja vacinada até o fim do ano, para que então a pandemia de Covid-19 tenha a situação amenizada.

– Para abril, vamos estar com as duas fábricas operacionais estabilizadas, com números de 30 a 32 milhões de doses por mês. Não estou falando da Covaxin indiana, [cujas doses] foram compradas, nem da Covax, [vacina] que também foi comprada, e nem da Pfizer, [vacina para a qual] ontem [quarta, 3] já foi publicada em Diário Oficial a licitação para compra. Tudo isso é importado, [mas] também soma – destacou.

Pazuello afirmou que todos os brasileiros que quiserem se vacinar terão acesso ainda este ano à vacinação: “Até a metade do ano, a nossa programação é vacinar metade do efetivo vacinável do país e, até o fim do ano, todos os cidadãos brasileiros que quiserem ser vacinados e que puderem ser vacinados serão vacinados”.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro: 'Doses da vacina da Pfizer chegam em abril'
2 Bolsonaro: "Se STF 'deixar', tenho plano pronto para pandemia"
3 Saúde decide comprar doses das vacinas da Pfizer e da Janssen
4 Sheherazade chama governo de "homicida" e é criticada na web
5 'Pandemia empobreceu país e enriqueceu estados', diz Coppolla

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.