Leia também:
X Aos 73 anos, Dilma Rousseff é vacinada contra a Covid em POA

Saúde diz que enviará 5,4 mil m³ de oxigênio por dia a RO e AC

Caso necessário, pasta planeja operação de transporte adicional que pode chegar a 10 mil metros cúbicos diários

Pleno.News - 22/03/2021 14h06 | atualizado em 22/03/2021 14h08

Cilindros de oxigênio
Cilindros de oxigênio Foto: David Mark/Pixabay

Em resposta à procuradoria-geral da República (PGR), o Ministério da Saúde diz que vai reforçar carregamentos para evitar falta de oxigênio em Rondônia e no Acre. Os tanques vão sair de Manaus (AM) todos dias, inclusive aos finais de semana, carregados com um total de 5,4 mil metros cúbicos e serão transportados pelo Ministério da Defesa em aeronaves KC-390.

Caso ainda seja preciso aumentar o volume enviado, o Ministério da Saúde planejou uma operação de transporte adicional que pode chegar a 10 mil metros cúbicos diários, segundo informou a pasta.

– Baseado em tanques tipo Permacyl (modelo diferente de tanque criogênico, com menor volume, mas adaptável a outras aeronaves) em aeronaves C-130, também do Ministério da Defesa, partindo de fábricas e aeroportos localizados em diversos pontos do território nacional, para dar segurança na obtenção do produto – diz o ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde à PGR.

O documento, de uma página, foi enviado depois que a Procuradoria-Geral da República acusou o risco de “desabastecimento iminente” e pediu um plano detalhado para atendimento continuado da demanda dos Estados. A PGR incluiu um e-mail da empresa Oxiporto, em que a companhia de oxigênio medicinal acusa falta de suporte do Ministério da Saúde. De acordo com a Oxiporto, diante do risco de colapso em Rondônia e no Acre, a empresa diz que o ministério se se comprometeu a cuidar da remessa adicional de oxigênio na produção, mas não entregou os itens.

Em resposta, o Ministério da Saúde informou que a Oxiporto “está sendo acionada” para que “comprove as necessidades por ela expostas, apresentando os pedidos de oxigênio feitos por seus clientes”.

– Este Ministério, em contato com o MPF de Rondônia, já está coordenando ação fiscalizatória em diferentes pontos da cadeia logística implementada, a ser desencadeada com a finalidade de coibir qualquer desvio do produto para finalidades distintas daquelas para as quais está sendo enviado – diz a pasta.

*Com informações do Estadão

Leia também1 Bolsonaro: Apesar da pandemia, Brasil está dando certo
2 Butantan entrega mais 1 milhão de doses da Coronavac à Saúde
3 Em fiscalização, RJ descobre mais de 40 leitos de UTI ocultos
4 AstraZeneca: Confiança cai na Europa, apesar de comprovação
5 Primeira remessa de vacinas do consórcio Covax chega ao Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.