Leia também:
X Fiocruz: 19 estados têm aumento de casos graves de Covid

Variante Arcturus: 1º infectado tem esquema vacinal completo

Caso foi confirmado em São Paulo

Pleno.News - 02/05/2023 14h53 | atualizado em 02/05/2023 17h46

Vacinação contra a Covid-19 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A cidade de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (1º), o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, conhecida como Arcturus. Trata-se de um paciente do sexo masculino de 75 anos de idade, acamado e com comorbidades, que apresentou sintomas de síndrome gripal e febre persistente em 7 de abril, sendo encaminhado, posteriormente, para atendimento em um hospital privado da capital paulista.

O homem, que teve alta médica na última quinta-feira (27), possui o esquema vacinal completo contra o novo coronavírus, inclusive, com a dose da Pfizer bivalente. O caso foi notificado oficialmente na sexta (28).

Sequenciada pela primeira vez na Índia em janeiro deste ano, e hoje presente em quase 40 países, a linhagem vem sendo tratada desde meados de abril como uma variante de interesse (VOI, na sigla em inglês), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em função da sua rápida disseminação nas últimas semanas.

Entre os principais sintomas causados pela nova variante estão:

– Irritação nos olhos (parecida com conjuntivite);
– Tosse seca;
– Episódios febris.

– Até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade de São Paulo – disse a Secretaria municipal da Saúde de São Paulo.

Embora provoque sintomas diferentes em comparação com cepas passadas, como conjuntivite e quadros de febre alta, a nova linhagem não apresentou, até o momento, potencial para causar novas ondas de mortes e hospitalizações, ou então gerar riscos mais graves à saúde dos infectados, segundo especialistas.

A Arcturus é uma linhagem que descende da BA.2 – que por sua vez derivou da Ômicron – e por causa da sua rápida disseminação em alguns países no mundo, como Índia e Estados Unidos, a OMS mudou, no último dia 17, o tipo de classificação de “variante de monitoramento” para “variante de interesse”. A linhagem já foi sequenciada em quase 40 países, incluindo Austrália, Canadá e Reino Unido.

*AE

Leia também1 Covid-19: Conheça a variante Arcturus, que chegou ao Brasil
2 Fiocruz: 19 estados têm aumento de casos graves de Covid
3 Lula cita "chacina" na pandemia e quer julgamento de Bolsonaro
4 Vacinas originais não estão mais autorizadas nos EUA; entenda
5 Brasil só restringiu AstraZeneca 600 dias após os britânicos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.