Leia também:
X Pastor Valmir Leal morre de coronavírus no Paraná

Saiba quem são os maiores financiadores da OMS

Ao contrário do que se pensa, não são países os maiores doadores da entidade, mas organizações privadas

Paulo Moura - 11/06/2020 15h47 | atualizado em 11/06/2020 17h17

OMS é alvo de críticas frequentes por posicionamentos Foto: Reprodução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem sido alvo de frequentes críticas nos últimos meses em razão da condução feita pela entidade da pandemia do novo coronavírus. Proximidade com a China, mudanças de posicionamento sobre a hidroxicloroquina e idas e vindas sobre a transmissibilidade da Covid-19 foram só alguns dos itens questionados.

Diante do quadro caótico, os Estados Unidos, maior financiador da entidade, anunciou que deixaria de apoiar a OMS. O presidente Donald Trump disse que o motivo da saída era a forte influência chinesa e a recusa da organização em promover as mudanças solicitadas pelos EUA.

– A China tem controle total sobre a Organização Mundial da Saúde, apesar de pagar apenas 40 milhões de dólares (R$ 199 milhões) por ano, em comparação com os cerca de 450 milhões de dólares (R$ 2,239 bilhões) por ano que os Estados Unidos estão pagando. Nós detalhamos as reformas que ela deveria fazer e nos engajamos diretamente, mas eles se recusaram a agir – disse Trump, no dia 29 de maio.

Com toda essa situação, algumas pessoas começaram a se perguntar se poderia realmente existir algum alinhamento ideológico dentro da entidade. E bastou uma breve pesquisa na lista de financiadores para fazer com que a resposta fique muito próxima de confirmar que esse alinhamento realmente existe.

Financiadores da OMS são movimentos ligados ao Imperial College Foto: Reprodução

No último balanço de financiadores divulgados pela OMS em seu site, o maior patrocinador da organização após os Estados Unidos não é um país, mas a entidade privada Bill & Melinda Gates Foundation, responsável por 12,12% dos fundos da OMS, seguida por outra entidade privada, a Gavi Alliance, com 8,18%, uma organização que se classifica como uma aliança pela imunização no mundo.

Você agora deve estar se perguntando, mas por que isso representaria um alinhamento ideológico? A resposta reside no fato de que a Gavi Alliance tem como parceiro fundador justamente a Bill & Melinda Gates Foundation. Para quem não lembra, Gates e a esposa já se posicionaram contra decretos do presidente Donald Trump que visavam impedir o aborto.

Fundação de Bill Gates financia a Gavi Foto: Reprodução

Outro fato relacionado à Gavi é que a aliança é coordenada pelo Imperial College of London. Para os que não se recordam, ou ainda não sabem, a Imperial College é a responsável pelos famosos e controversos estudos que fizeram, e ainda fazem, com que boa parte dos países afetados pelo coronavírus escolhessem executar o isolamento social.

Para completar as conexões nada ortodoxas da entidade, na ponta da administração do chamado Consórcio da Vacina, que envolve a Bill & Melinda Gates Foundation e a Gavi Alliance, aparece ninguém menos que o professor Neil Ferguson.

Neil Ferguson, autor de estudo sobre o isolamento, está ligado à Gavi Foto: Reprodução

O nome pode não parecer tão familiar de início, mas Ferguson foi um dos coautores do estudo do Imperial College que fez com que o Reino Unido apertasse as medidas restritivas. O próprio cientista depois revelou sua incoerência ao quebrar o isolamento para ver a namorada, o resultado foi um pedido de demissão feito por ele.

Enfim, nem tudo ainda foi descoberto sobre a entidade, mas as recentes ligações dos financiadores com uma universidade que tem posicionamentos claramente definidos a favor do isolamento começam a apontar que muitas outras coisas precisam ser investigadas, como já sugeriu o chanceler brasileiro Ernesto Araújo.

Leia também1 "Bando de hipócritas", detona Sikêra sobre desculpas da OMS
2 Bolsonaro diz que OMS tem intenção de 'quebrar os países'
3 Bolsonaro sobre Covid-19: "O pânico começa a se dissipar"
4 "A OMS parece um partido político", dispara Bolsonaro
5 Ernesto Araújo diz que vai propor investigação da OMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.