Leia também:
X Bono Vox compõe música para pessoas em quarentena

Saiba quais são os sintomas registrados no coronavírus

Resfriado e gripe têm indícios parecidos com os da Covid-19, mas doenças também têm sinais distintos

Paulo Moura - 18/03/2020 12h03 | atualizado em 18/03/2020 12h05

OMS diz que a Europa se tornou o novo centro da pandemia de coronavírus Foto: EFE/EPA/Markiian Lyseiko

Com um surto que iniciou há pouco mais de três meses e já se espalhou pelo mundo com mais de 200 mil casos, o coronavírus tem causado temor em parte da população, que reage negativamente ao menor sinal de espirro ou tosse seca. É verdade que a Covid-19, doença causada pelo novo vírus, possui esses sintomas, mas a similaridade com outras gripes e resfriados deixa dúvidas no ar.

Pensando nesses questionamentos, o Pleno.News elaborou um guia, com informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de quais são os sintomas específicos da Covid-19 e quais as diferenças dele para outras patologias similares. Confira:

COVID-19
Segundo o Ministério da Saúde, os sinais da Covid-19 vão de leves a severos, dependendo de cada paciente. Os indícios são, principalmente, respiratórios, e semelhantes ao de uma gripe ou um resfriado. Porém, como os mais comuns, a pasta de Saúde elenca três: febre (acima de 37,8°), tosse seca e dificuldades para respirar.

Além do trio citado acima, a Organização Mundial da Saúde afirma que alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Entretanto, esses são sintomas mais raros e geralmente aparecem de forma leve.

Como largamente divulgado, a OMS recomenda maior cuidado com pessoas idosas e com as que têm problemas médicos como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes. A organização determina que pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar procurem atendimento médico.

Apesar de todas as informações já disponíveis, o Ministério da Saúde ressalta que o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

RESFRIADO
Com sinais um pouco diferentes dos registrados na Covid-19, o detalhe é que os resfriados apresentam início gradual dos sintomas, o que o diferencia do início repentino apresentado nos casos de gripe, por exemplo.

Diferente da Covid-19, a febre é um sintoma raro em pacientes com resfriado. Um outro sintoma diverso em relação ao novo coronavírus são os espirros, raros na nova doença, e que aparecem com frequência nos resfriados.

Outros três sintomas bem marcantes quando se fala em resfriados são as dores no corpo, na garganta e a ocorrência de coriza. O trio não aparece com muita frequência na Covid-19. Em comparação aos sinais apresentados pela gripe, apenas as dores no corpo são similares.

GRIPE
A gripe tem muito mais similaridades com a nova Covid-19. Entre as principais estão a ocorrência de febre e tosse seca e a pouca frequência de espirros e dor de garganta. Como já citado, os traços surgem de forma repentina.

Diferente do resfriado e do coronavírus, a gripe faz com que os infectados apresentem sinais de cansaço – não confundir com a dificuldade para respirar que é comum na Covid-19. Outro sinal que pode surgir, especialmente em crianças, é a diarreia, que não aparece com regularidade nas outras duas patologias.

Quadro com as diferenças entre gripe, resfriado e Covid-19 Arte: Ministério da Saúde

Leia também1 Bono Vox compõe música para pessoas em quarentena
2 Covid-19: Mulher infectada no RJ é atacada nas redes sociais
3 Presidente do Santander de Portugal morre por Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.