Leia também:
X Prefeito que adquiriu hospital para coronavírus já teve H1N1

Saiba o que é surto, endemia, epidemia e pandemia

Dr. Matheos Chomatas esclarece os conceitos médicos e a relação com o coronavírus

Rafael Ramos - 17/03/2020 14h28 | atualizado em 17/03/2020 15h33

Já são mais de 180 mil contaminados ao redor do mundo Foto: Reprodução

Três meses após ser descoberto, o coronavírus foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia que já tem mais de 180 mil casos já confirmados ao redor do mundo. A Europa se tornou o novo epicentro da contaminação no lugar da China, onde os primeiros casos foram registrados.

Antes considerado um surto, a doença já tomou praticamente os cinco continentes ao redor do globo, com exceção do Pólo Sul. Entretanto, termos como surto, endemia, epidemia e pandemia ainda geram certas dúvidas entre a população. Para esclarecer esses conceitos, o Pleno.News conversou com o assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o doutor Matheos Chomatas, que também é coordenador de Medicina Geral e Saúde Coletiva da Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná. Matheos também atua como coordenador do Núcleo de Apoio Técnico do Tribunal de Justiça do Paraná.

O que caracteriza um surto de uma doença?
Surto é quando surge um número de casos elevados numa região limitada, como um bairro. Uma doença nova – como o coronavírus no início – assusta mais, mas, se aparecessem casos de tuberculose num bairro, seria um surto porque é uma doença endêmica que, por qualquer motivo, aumenta o número esperado de casos.

E o que seria uma endemia?
Endemia é quando uma doença tem uma frequência num local. Você tem patologias que já são crônicas na sociedade como doenças infecciosas como a gripe comum e resfriados ou a febre amarela na Amazônia que é sazonal. Endemia seria um número normal que todo ano sempre tem. Surto é quando tem aumento de casos em relação ao que é esperado em lugar pequeno.

Dr. Matheos Chomatas Foto: Divulgação

E quanto à epidemia?
Epidemia é um surto que às vezes está limitado a um pequeno território e vai para um mais de um bairro ou se espalha por várias regiões do país. Um exemplo é a dengue. No Paraná estamos com problemas com a dengue e o sarampo devido a um relaxamento da população que se espalhou por várias partes do Brasil.

E quando a doença é considerada uma pandemia, como foi o caso do coronavírus?
Pandemia classicamente é quando se espalha por continentes, basicamente pelos cinco. No caso do coronavírus, só não tem casos relatados no Pólo Sul. Pandemia é um surto que se espalhou globalmente e a forma de controle é praticamente semelhante. O que favorece a epidemia e a pandemia é que, antigamente, o meio de transporte era mais demorado. Você podia vir da China de navio, mas se levava três semanas. O doente se curava ou morria no caminho. Hoje você tem avião que relativamente é acessível a grande parte da população. Você pode vir de qualquer lugar do mundo em 24h. Entra sadio, desce em seu destino e a doença se espalha em três dias, o que facilita a propagação.

Leia também1 O que fazer em caso de teste positivo para coronavírus?
2 Veja rotas de voos cancelados por causa do novo coronavírus
3 Medidas contra o coronavírus são terrorismo social?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.