Leia também:
X Queiroga diz que até fim do ano, toda a população será vacinada

Saiba o que é a “xepa da vacina” e como funcionam as inscrições

Sobras dos imunizantes poderão ser aplicadas em pessoas de fora das prioridades caso não exista outra opção

Paulo Moura - 31/05/2021 13h41 | atualizado em 31/05/2021 14h27

Doses residuais da vacina podem ser aplicadas em pessoas de fora do grupo previsto Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A vacinação contra a Covid-19 segue ocorrendo no Brasil de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO). Porém, as vacinas remanescentes, que precisam ser aplicadas conforme o prazo de validade e dentro das condições estabelecidas, integram um grupo chamado popularmente de “xepa da vacinação”.

A tal “xepa”, assim como em uma feira, é a sobra residual de itens; nesse caso dos imunizantes utilizados. Prioritariamente, essa sobra deve ser aplicada conforme o prazo de validade e somente em pessoas dos grupos de prioridade definidos pelo PNO. Mas diante de um quadro de urgência para o vencimento da vacina e da ausência de pessoas dos grupos prioritários, os imunizantes podem ser aplicados em pessoas de fora desse perfil.

As cidades podem definir quem poderá ingressar na “fila da xepa”, pois os municípios têm a autonomia para distribuir as vacinas que sobram da forma que for mais conveniente.

As chamadas dos candidatos para imunização com as sobras podem ser feitas por meio de ligações telefônicas ou em quem estiver de prontidão nos postos.

– Cada município é autônomo para fazer a melhor programação, divulgação e aplicação das doses, desde que sigam o PNO, que esclarece quais são os grupos prioritários e avisa a validade de cada vacina depois de aberta – explica Mauro Junqueira, secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Junqueira ressalta ainda que os responsáveis pela distribuição e aplicação das vacinas nos postos do país devem levar em conta a quantidade de doses por embalagem, seus prazos de validade e o número de pessoas na fila, para abrir frascos de acordo com a necessidade. Havendo constatação de sobras, um profissional deve ser convocado imediatamente a encontrar um candidato apto à vacinação.

O secretário afirma que o Conasems não orienta que os gestores municipais estimulem a busca pelas doses fora do calendário de vacinação do Ministério da Saúde para não “criar a sensação que, no fim do dia, vai sobrar vacina; isso é exceção. A regra é que, no fim do dia, faltam vacinas e sobram pessoas para serem vacinadas”.

Confira a seguir como funciona a “xepa” da vacina nas principais capitais do país.

SÃO PAULO
Quem pode? Estão elegíveis profissionais de saúde, pessoas com comorbidades acima dos 18 anos e pessoas com deficiência física que não estejam cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para comprovar a comorbidade, é necessário apresentar um atestado, exame ou relatório médico contendo o CRM do médico no momento do cadastro na lista de espera.

Como se candidatar? É preciso se inscrever na lista de espera da Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde mora, deixando nome e telefone, mediante a apresentação de um comprovante de endereço.

Horário de vacinação: das 7h às 19h.

Para mais detalhes sobre a vacinação contra Covid-19 na capital paulista, a prefeitura criou o site Vacina Sampa.

RIO DE JANEIRO
Quem pode? Pessoas acamadas que fazem parte do público-alvo de vacinados do dia ou integrantes de outros grupos prioritários que estejam na unidade de saúde. Estão elegíveis para se vacinar na cidade pessoas com comorbidades; com deficiência permanente, com síndrome de Down; gestantes e puérperas com comorbidades; trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos nas ações de combate à Covid-19; todos dos 18 aos 59 anos.

Como se candidatar? Pessoas acamadas atendidas pela unidade dentro da estratégia de Saúde da família serão contatadas pelos profissionais da própria unidade que os acompanham. Familiares de pessoas acamadas ainda não atendidas no programa, portanto sem cadastro, podem ir à unidade de saúde deixar nome do parente para que ele seja contatado quando chegar a sua vez na vacinação. Pessoas de outros grupos prioritários que estiverem na fila no fim do expediente poderão ser candidatas a uma dose. Estes candidatos devem receber doses remanescentes das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer.

Horário de vacinação: das 8h às 17h. O site da prefeitura do Rio tem mais informações sobre o calendário de vacinação da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, os esforços para evitar desperdício impedem que haja sobras de vacinas na cidade e, por esse motivo, o órgão não recomenda “que pessoas de fora dos grupos prioritários se aglomerem na porta das unidades em busca da chamada ‘xepa'”.

BELO HORIZONTE
Quem pode? pessoas acamadas que fazem parte do público-alvo de vacinados do dia recebem prioridade para tomar a dose remanescente. Também são selecionadas pessoas da próxima faixa etária elegível para tomar a vacina.

Como se candidatar? Toda vez que a prefeitura da cidade inicia a vacinação de um novo grupo, é disponibilizado um cadastro para as pessoas acamadas pertencentes a esse público se cadastrarem. Para fazer o cadastro, basta acessar o calendário de vacinação no site da prefeitura de Belo Horizonte, onde haverá um link para cadastro. À medida que percebem que haverá a sobra de doses, os profissionais dos postos ligam para pessoas cadastradas e avisam que irão em suas residências aplicar a vacina.

Horário de vacinação: 7h30 às 16h30 (postos fixos e extras); 8h às 16h30 (drive-thru).

PORTO ALEGRE
Quem pode? Estão sendo priorizadas gestantes e puérperas com comorbidade e sem comorbidade (mas com indicação médica); pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente com 59 anos ou mais.

Como se candidatar? Os pontos de vacinação de Porto Alegre não contam com lista de espera. Os profissionais de saúde são orientados a oferecer as doses remanescentes somente para quem já estiver na fila e que seja dos grupos prioritários. Na ausência deste público, outras pessoas poderão ser vacinadas se houver sobras ao fim do expediente.

Horário de vacinação: das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, os profissionais de saúde da cidade são orientados a abrir os frascos do imunizante de acordo com a demanda do dia, justamente para evitar desperdício. Por isso, segundo o órgão, não é indicado que as pessoas se aglomerem nos postos por uma oportunidade de se vacinar.

Leia também1 Covid: Rio estuda vacinar toda população da Ilha de Paquetá
2 Queiroga diz que até fim do ano, toda a população será vacinada
3 Queiroga: Queremos fabricar os insumos estratégicos para o SUS
4 Bolsonaro diz que investimentos injetarão R$ 261 bilhões no Brasil
5 Butantan: Mortes por Covid em Serrana caíram 95% após vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.