Leia também:
X Franklin Graham lidera combate a Covid-19 com avião-hospital

Saiba até que temperatura o coronavírus resiste no ambiente

Pesquisa aponta a relação do vírus da Covid-19 com as altas temperaturas

Camille Dornelles - 06/11/2020 12h48 | atualizado em 06/11/2020 15h03

Você já ouviu alguém falar que o vírus morre sob alta temperatura? E que o verão e os países topicais são piores para a disseminação do vírus? As afirmações, apesar de seguirem a lógica correta das doenças infectocontagiosas, que se proliferam mais no inverno, pode estar incompleta e acabar levado a uma falsa sensação de segurança.

Isso porque a relação entre coronavírus e altas temperaturas ainda está sendo desvendada pela ciência. Mas informações de um grupo norte-americano de cientistas pode ajudar a responder essa questão.

Em agosto, a revista científica Cartas de Física Aplicada publicou uma pesquisa extensa a respeito da relação temperatura e Covid-19. Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Rice, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo de previsão unicamente sobre as reações do novo coronavírus a altas temperaturas.

Eles analisaram o comportamento do vírus entre 10°C e 70°C e afirmaram que ele sobrevive até 9,4 horas no ambiente com temperatura de 35°C. Já a 70°C ele perde sua estrutura em apenas dois minutos e trinta segundos. A “morte” de um vírus, segundo os infectologistas, refere-se à perda de sua estrutura fundamental.

Veja abaixo a tabela comparativa dos pesquisadores. A coluna da esquerda é referente ao novo coronavírus e a segunda ao vírus da SARS (Síndrome Respiratória Aguda).

Temperaturas e relação com a Covid-19 Foto: Reprodução/AIP

Mesmo aos 30ºC, o vírus ainda resiste por quase um dia inteiro, podendo ser transmitido. Dessa forma, mesmo em dias muito quentes, as recomendações sanitárias do uso de máscara e higienização das mãos permanecem.

Leia também1 Franklin Graham lidera combate a Covid-19 com avião-hospital
2 Quanto tempo o coronavírus permanece ativo no organismo?
3 Estudo aponta grande relação entre Covid e falta de vitamina D
4 Doação de sangue e órgãos cai no Brasil enquanto demanda cresce
5 Medo da pandemia prejudica combate ao câncer de próstata

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.