Leia também:
X Governo estuda priorizar a vacinação com 1 ‘dose de Oxford’

RJ: Governador visita centro de produção da vacina, na Fiocruz

Claudio Castro encontrou a presidente da instituição, Nísia Trindade

Monique Mello - 11/01/2021 15h22 | atualizado em 11/01/2021 15h55

Para fortalecer a parceria entre o estado do Rio e a Fiocruz, o governador em exercício Cláudio Castro reuniu-se, na última sexta-feira (8), com a presidente da Fundação, Nísia Trindade. No mesmo dia, a instituição apresentou à Anvisa pedido para uso emergencial de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, dando início a uma importante etapa da imunização.

Durante o encontro, o governador e a presidente visitaram a Bio-Manguinhos, centro de produção onde será fabricado o imunizante.

– Essa visita vem coroar nossa parceria. Estamos muito perto de a população fluminense começar a ser vacinada. Fizemos nosso papel e estamos abastecidos de seringas, agulhas e locais para armazenamento, aguardando a chegada da vacina. Como anunciado pelo Ministério da Saúde, há uma possibilidade de isso acontecer no próximo dia 20 no país. Seria o melhor presente para o Rio nesse início do ano – afirma o governador em exercício.

O planejamento para abastecer os postos de saúde dos 92 municípios do RJ para dar início à vacinação foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que adquiriu 16 milhões de seringas e agulhas ao custo de 17 centavos a unidade. Desse total, 8 milhões já foram recebidas pela SES. Ao todo, o Rio contará com mais de 50 milhões desses insumos, além de frigoríficos para armazenar vacinas.

A expectativa é que, também no dia 20 de janeiro, a Fiocruz inicie a produção das primeiras doses da vacina de Oxford. Para a presidente da fundação, Nísia Trindade, esse é um momento crucial na luta contra a pandemia. Para abril, espera-se que toda a fabricação da vacina contra a covid seja realizada pela Fiocruz, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até julho.

– Quero agradecer a parceria do Estado nesse momento. A vacina é uma palavra de esperança e, agora, algo muito concreto. Em breve, esperamos que logo nossa população possa ser vacinada. Também aproveito para reforçar essa cooperação entre Fiocruz e o governo do Estado na assinatura da escritura definitiva para o terreno onde será construído o complexo de vacinas, que é uma grande contribuição para o país – destaca.

ESTADO E FIOCRUZ

No início de dezembro, governo do Estado e Fiocruz assinaram a escritura definitiva do terreno onde será instalado o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

O espaço, cedido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), receberá a maior fábrica de vacinas da América Latina, que vai quadruplicar a capacidade de produção anual de frascos de imunizantes e biofármacos da Fiocruz.

Leia também1 Veja o calendário da educação 2021 divulgado pelo MEC
2 Gênesis: Tudo o que você precisa saber sobre a novela da Record
3 2021: Veja os principais eventos astronômicos visíveis no Brasil
4 CoronaVac apresenta eficácia na Indonésia menor que no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.