Leia também:
X Magra de ruim: Youtuber come até 16 mil Kcal em desafios

Reinfecção por Covid-19: Estudos e novos casos suspeitos

No Brasil, há pouco mais de 60 casos investigados e estudos seguem inconclusivos

Monique Mello - 26/10/2020 16h00 | atualizado em 27/10/2020 07h24

Possíveis novos casos de reinfecção alertam infectologistas Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay

Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, seis casos estão em investigação e dois já foram descartados. No Rio de Janeiro, um homem de 60 anos testou positivo pela segunda vez em quatro meses. O caso mais recente é na Baixada Santista (SP). O assessor parlamentar Luciano Martins Lourenço, 53 anos, testou positivo pela segunda vez desde julho.

No Brasil, foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, um estudo da USP em setembro. O estudo apontou evidências de reinfecção pelo novo coronavírus em uma técnica de enfermagem de Ribeirão Preto (SP). A jovem de 24 anos testou positivo pela segunda vez num intervalo de 50 dias.

Fernando Belissimo, infectologista e coordenador da pesquisa, acredita que a hipótese mais provável é a de que a paciente teve contato com pessoas infectadas antes dos dois testes, o clínico, devido à recorrência dos sintomas, e o laboratorial.

O primeiro caso de reinfecção por covid-19 no mundo foi em Hong Kong, em agosto. Após a confirmação, a OMS declarou que a reinfecção é rara.

Especialistas informam que teste positivo após a recuperação não significa necessariamente reinfecção. A incerteza é se todos os pacientes infectados são capazes de apresentar boa resposta imunológica, com produção de anticorpos.

Especialistas estudam a possibilidade da reinfecção ser mais severa Reprodução: Pixabay

NOVOS ESTUDOS
A revista científica The Lancet publicou no último dia 13 de outubro, um estudo revelando que, embora rara, uma reinfecção pode ser severa. Os pesquisadores focaram no primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus registrado nos Estados Unidos. Um homem de 25 anos, do estado de Nevada, foi hospitalizado e precisou do respirador.

– Precisamos ainda de mais pesquisas para entender quanto tempo a imunidade pode durar para as pessoas expostas ao Sars-CoV-2- diz Mark Pandori, do Laboratório de Saúde Pública do estado de Nevada e principal autor do estudo.

Simon Clarke, especialista em microbiologia da Universidade Reading, no Reino Unido, completa:

– Se as pessoas puderem ser reinfectadas facilmente, isso também poderá ter implicações para os programas de vacinação, bem como para a nossa compreensão de quando e como a pandemia, de fato, terminará.

No portal do Ministério da Saúde, ainda não há atualizações de casos confirmados.

 

Leia também1 6 milhões de doses da vacina chinesa devem chegar até 2ª
2 Bolsonaro sobre vacina: 'Não é questão de Justiça, mas de saúde'
3 Covid-19: Vacina de Oxford tem resposta "robusta" entre idosos
4 Bolsonaro pede que não exista correria para concluir vacina
5 Argentina prorroga restrições por Covid-19 até novembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.