Leia também:
X Tedros: ‘Distribuição de vacinas é escândalo de desigualdade’

Quem já teve dengue é propenso a ter sintomas da Covid-19

A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores brasileiros, na região Amazônica

Pleno.News - 24/05/2021 12h05 | atualizado em 24/05/2021 12h30

Infecção pregressa do vírus da dengue aumenta a chance de sintomas da Covid Foto: Reprodução

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolver sintomas da Covid-19, caso sejam contaminadas pela doença. A pesquisa é baseada na análise de amostras sanguíneas de 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima (AC), na região Amazônica.

O trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Urbano Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp), foi publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

– Relatamos um risco aumentado de Covid-19 clinicamente aparente entre as pessoas da região amazônica com infecção prévia por dengue, com importantes implicações para a saúde pública – diz a conclusão da pesquisa publicada.

As amostras de sangue utilizadas no estudo foram coletadas em dois momentos (em novembro de 2019 e novembro de 2020) e comparadas. O material foi submetido a testes capazes de detectar anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue e também contra o novo Coronavírus.

– Por meio de análises estatísticas, concluímos que a infecção prévia pelo vírus da dengue não altera o risco de um indivíduo ser contaminado pelo SARS-CoV-2. Por outro lado, ficou claro que quem teve dengue no passado apresentou mais chance de ter sintomas, uma vez infectado pelo novo Coronavírus – disse Vanessa Nicolete, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e uma das autoras do artigo.

*Agência Brasil

Leia também1 Sem precisar de transplante de rim, homem é operado e morre
2 Índia ultrapassa marca dos 300 mil mortos por coronavírus
3 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 41,9 milhões
4 Quatro estados brasileiros já têm casos suspeitos da cepa indiana
5 Erupção de vulcão destrói 500 casas e deixa 15 mortos no Congo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.