Leia também:
X Fiocruz entrega 5,2 milhões de doses de vacina ao governo

Queiroga diz ter garantia de que não faltará recurso para Saúde

Ministro da Saúde afirmou que conversou com Paulo Guedes, que confirmou que haverá recursos para a área

Pleno.News - 25/04/2021 11h05

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: MS/Ailton de Freitas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ter a garantia do chefe da Economia, Paulo Guedes, de que não irá faltar recursos para a área responsável pelo combate à pandemia de Covid-19 no País. A declaração foi feita durante entrevista coletiva concedida no sábado (24).

– Sempre temos um bom diálogo com Guedes que me assegurou que não faltaria recurso para Saúde – disse o médico.

Na sequência, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que, na eventual necessidade de ampliação do Orçamento da pasta, a suplementação será feita via a abertura de crédito extraordinário.

Na coletiva, Queiroga foi questionado sobre a fala do presidente Bolsonaro feita ontem em que ele indicou que pode acionar as Forças Armadas contra medidas de restrição estabelecidas por governadores, durante entrevista concedida à TV A Crítica, no Amazonas.

– Se nós usarmos as medidas não farmacológicas, nunca vamos chegar ao lockdown, isso é fruto do fracasso dessas medidas e é nesse sentido que o presidente se manifesta – disse Queiroga.

USO DE MÁSCARAS E VACINAÇÃO
O ministro da Saúde afirmou que a população precisa continuar usando máscaras, evitando aglomerações e adotando outras medidas sanitárias para manter a tendência de redução do número de casos de Covid-19 registrado nos últimos dias.

– Temos assistido nos últimos dias tendência de redução de diagnósticos de pacientes com Covid-19, como consequência, a diminuição na pressão do sistema de saúde, o que consequentemente nos dá diminuição de pressão de insumos, como kit intubação e oxigênio – disse o ministro em entrevista realizada neste sábado.

O crescimento da pandemia de Covid-19 no país tem dado os primeiros sinais de desaceleração. Registros divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa nesta sexta-feira (23) mostram que a média diária de mortes pela doença chegou ao sexto dia seguido de queda.

Queiroga disse ainda que em sete dias foi ultrapassada a meta de vacinar mais de 1 milhão de brasileiros por dia. Segundo ele, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Sistema Único de Saúde (SUS) vai avaliar também um protocolo de tratamento da Covid-19, mas não que é pelo uso de fármaco “A” ou “B”.

*Estadão

Leia também1 Pazuello é transferido para a Secretaria Geral do Exército
2 Covid-19: Justiça manda governo adotar plano de comunicação
3 Supremo dá 5 dias para governo explicar cronograma de vacinas
4 Bolsonaro: 'Mortes começam a cair por medo de investigação'
5 Bolsonaro critica 'abre e fecha' do comércio e diz não temer CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.