Leia também:
X Por Covid-19, Senado cancela recesso parlamentar de julho

Queda de mortes por Covid no RJ alcança 2ª semana seguida

Número teve redução de quase 30% na comparação com o apresentado há 14 dias

Paulo Moura - 08/07/2020 09h56 | atualizado em 08/07/2020 10h11

Rio de Janeiro registra desaceleração de contágio por coronavírus Foto: EFE/Antonio Lacerda

A curva de óbitos por Covid-19 no estado do Rio de Janeiro parece ter entrado em uma tendência positiva. Pelo menos é isso que mostram os números das últimas duas semanas, em que quedas consecutivas foram registradas na unidade da federação.

Há quase três semanas, o números de óbitos registrados foi de 1.203, os sete dias seguintes, por sua vez, viram o resultado cair para 944. Por fim, a semana encerrada no último domingo (5), foi concluída com uma queda ainda maior e fechou com 848 óbitos, redução de 29,5% comparada com o número de duas semanas atrás e de 10,1% em relação à última semana.

Especialistas indicam, porém, a necessidade de cuidados por conta do risco de um processo de interiorização da doença. Na última semana, municípios como Niterói (Grande Rio), Campos dos Goytacazes e Volta Redonda registraram pico de mortes em decorrência da pandemia.

– A epidemia começou na capital e depois apresentou esse processo de interiorização, com municípios em estágio de aumento – analisa Xavier.

Já na capital, o cenário parece ser o inverso. Um estudo desenvolvido pela Fiocruz apontou que o pico da doença na cidade do Rio ocorreu entre os dias 17 e 23 de maio. O médico Daniel Soranz, pesquisador da Escola Nacional de Saúde da fundação, diz que a redução de casos, mesmo após o afrouxamento da quarentena, pode estar relacionada a uma possível imunização em grupo.

– Havia uma hipótese de que o retorno às atividades poderia aumentar o número de casos. Mas isso não aconteceu. Isso pode até estar relacionado a uma imunidade de grupo – completa.

Leia também1 Prorrogação de receita médica na pandemia vai à sanção
2 Por Covid-19, Senado cancela recesso parlamentar de julho
3 Idoso de 110 anos vence a Covid-19 sem precisar de UTI
4 Equipes que se aproximaram de Bolsonaro são afastadas
5 Covid-19: Apresentador tem 70% do pulmão comprometido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.