Leia também:
X Reunião aborda hipertensão e diabetes em época de Covid-19

Qual o tratamento para quem estiver com Covid-19?

O Ministério da Saúde recomenda "repouso e consumo de bastante água" aos pacientes

Henrique Gimenes - 19/03/2020 22h06 | atualizado em 20/03/2020 07h24

Com a crise do coronavírus avançando no Brasil, as autoridades redobraram os esforços para combater a epidemia e tem como prioridade evitar a contaminação da população por Covid-19. Em meio a tantas dúvidas, no entanto, fica a pergunta: Como é o tratamento para quem estiver infectado?

De acordo com o Ministério da Saúde, não há ainda um tratamento específico para pacientes que estiverem infectados com Covid-19. De acordo com a Pasta, “é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas conforme cada caso”.

Entre as medidas, que valem para casos leves, estão o uso de analgésicos para pacientes que estiverem com dor e antitérmicos para pacientes com febre. Também é recomendado o uso de umidificador no quarto ou banho quente para casos de dor de garanta e tosse.

Ainda para pacientes leves, de acordo com o Ministério, devem ser “instituídas medidas de precaução domiciliar.

Os casos graves (e com falta de ar), devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Sendo necessário o uso de oxigênio suplementar, além da medicação.

O Ministério, no entanto, alerta que “pacientes que receberem alta durante os primeiros sete dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar)”.

Leia também1 Entenda o que é a doença Covid-19 e quais os sintomas
2 Sou do grupo de risco para a Covid-19, o que devo fazer?
3 Coronavírus: Como ficam as aulas com a pandemia?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.