CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Ministério da Defesa acionará PGR contra Gilmar Mendes

Prefeito elogia bom resultado com utilização da cloroquina

Gestor, que também é médico, afirmou que nenhuma das pessoas que utilizaram o protocolo apresentaram piora

Paulo Moura - 13/07/2020 15h20 | atualizado em 13/07/2020 21h29

Prefeito de Porto Feliz elogiou uso da cloroquina Foto: Reprodução

Os elogios aos resultados do uso da cloroquina no combate à pandemia de coronavírus não são novos e cada vez mais gestores públicos atestam que a utilização do fármaco tem ajudado bastante no trabalho de evitar o colapso das redes de saúde.

Um desses administradores é o prefeito Antônio Cássio Habice Prado (PTB), de Porto Feliz (SP), que hoje aparece como um dos principais defensores do tratamento precoce da Covid-19 com o remédio que também é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro

O prefeito, que é formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Medicina Intensiva e especialista em UTI, colocou à disposição da população o uso da hidroxicloroquina associada a outros medicamentos em unidades de saúde.

– Em março, fizemos um protocolo, reunindo os médicos da minha equipe e esse protocolo se baseou no protocolo de Madri, de Bérgamo e de Marselha. Desde o final de março, quando tivemos o primeiro caso, temos feito o tratamento precoce de todos os pacientes com sintomas leves de Covid-19, com diagnóstico clínico e tomográfico – contou ele durante live com o jornalista Alexandre Garcia.

Até a transmissão, que aconteceu no dia 27 de junho, a cidade havia registrado apenas três óbitos pela doença. Segundo o prefeito, nenhuma das pessoas que morreram fizeram o tratamento com o protocolo local. Prado ainda detalhou que, apesar das críticas iniciais, nenhum dos pacientes tratados com a cloroquina precocemente evoluiu a tubo, respirador, UTI ou óbito.

– Os três óbitos que tivemos (até o dia 27) na cidade são de pacientes que não fizeram o tratamento precoce. Mesmo que os pacientes evoluam para a fase dois, fica mais fácil o tratamento – relatou.

O gestor ainda destacou que a prefeitura distribuiu o anti-helmíntico ivermectina para a quadra de um dos bairros da cidade, com aproximadamente 290 moradores. Nas quadras ao redor, houve casos de Covid-19, ao contrário do perímetro escolhido.

– É uma experiência de sucesso. Estamos conseguindo controlar a doença. Mas há também uma procura tardia, quando a pessoa só procura o tratamento no 10º dia – completou.

Leia também1 Cuba se destaca no combate à Covid com hidroxicloroquina
2 Einstein declara que Nise foi afastada por antissemitismo
3 Nise Yamaguchi é afastada por apoiar a hidroxicloroquina
4 Paciente defende cloroquina: "Em cinco dias eu fiquei bom"
5 "Praticamente inexiste risco de arritmia com cloroquina"

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo