Leia também:
X Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório

Por risco de trombose, Brasil abandona uso da AstraZeneca

No país foram registrados 98 casos suspeitos de síndrome de trombose com trombocitopenia causados pela vacina

Leiliane Lopes - 11/04/2023 20h52 | atualizado em 12/04/2023 14h38

Imunizante Oxford/Astrazeneca Foto: EFE/EPA/ADI WEDA

Uma nota técnica do Ministério da Saúde finalizou o uso e a produção da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela FioCruz, por causa dos riscos de trombose atribuídos ao imunizante que foi aplicado em 115,6 milhões de brasileiros até janeiro de 2022.

A recomendação foi publicada em 27 de dezembro de 2022, mas passou despercebida. O documento diz que tanto a AstraZeneca, quanto a Janssen não devem ser aplicadas em pessoas com menos de 40 anos e que as demais vacinas disponíveis tenham preferência.

A justificação são os casos de síndrome de trombose com trombocitopenia (STT) que foram identificados em outros países no início da vacinação e que também foram registrados no Brasil.

O documento diz que 98 casos de STT relacionados à AstraZeneca foram notificados no e-SUS, destes, 34 tiveram nível 1 de certeza diagnóstica (casos confirmados), 17 casos com nível 2 (casos prováveis) e 47 casos com nível 3 (casos possíveis). Mulheres com menos de 40 anos foram as principais vítimas.

– Entre os casos prováveis e confirmados (níveis 1 e 2 de certeza diagnóstica), observa-se que a quase totalidade dos casos ocorreram com as vacinas Astrazeneca e Janssen, com incidências semelhantes entre elas, e com a primeira dose da vacina. Apenas dois casos ocorreram com a segunda dose e, mais recentemente, tem-se observado a ocorrência de casos com as doses de reforço – diz trecho da nota técnica 393/2022.

Diante dessa nova recomendação, o Ministério da Saúde optou por não renovar o contrato com a FioCruz, assim, as vacinas deixam de ser produzidas e utilizadas no Brasil.

Atualização em 12/04 às 14h33: A nota técnica 393/2022 de 27 de dezembro de 2022 não está mais disponível no site da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), você pode encontrá-la clicando aqui.

Leia também1 Parlamentares na comitiva de Lula receberão diária de R$ 2 mil
2 Dois adolescentes são flagrados com maconha em escola
3 Jordy: "Dino foi tigrão na CCJ, tchutchuca na Segurança"
4 Lula diz que convidará Xi Jinping para reunião no Brasil
5 Senador Marcos do Val faz montagem com Lula imobilizado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.