Leia também:
X Bolsonaro: “Após aval da Anvisa, vacina chega ao povo em 5 dias”

Pfizer diz que não pedirá uso emergencial de vacina no Brasil

Empresa afirmou que deve seguir método de submissão contínua de seu imunizante

Paulo Moura - 29/12/2020 08h34 | atualizado em 04/01/2021 09h27

Pfizer optou por não solicitar uso emergencial de sua vacina no Brasil Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

A farmacêutica americana Pfizer informou, na segunda-feira (28), que não irá submeter sua vacina, feita em parceria com a BioNTech, para uso emergencial no Brasil e que deve apoiar-se na chamada submissão contínua. Segundo o laboratório, a decisão, na prática, deve agilizar o protocolo de aprovação do imunizante.

A Pfizer afirmou que teve uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 de dezembro, para esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão, mas que acabou esbarrando em dificuldades do Guia de Submissão para Uso Emergencial, elaborado pela própria agência brasileira.

– Um exemplo é a solicitação de uma análise dos dados levantados exclusivamente na população brasileira, o que demanda tempo e avaliações estatísticas específicas. Outras agências regulatórias que possuem o processo de uso emergencial analisam os dados dos estudos em sua totalidade, sem pedir um recorte para avaliação de populações específicas – explicou a empresa.

A chamada submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina, e sim uma forma de acelerar a análise dos dados por parte da Anvisa. Neste procedimento, os resultados das fases dos testes clínicos vão sendo apresentados à medida que ficam prontos, e não somente ao final da pesquisa.

Em um comunicado, a Pfizer informou que já submeteu à Anvisa, justamente por meio do processo de submissão contínua, os resultados dos estudos da Fase 3 de seu imunizante e ressaltou que o ato “significa mais um passo rumo à aprovação” da vacina desenvolvida pelo laboratório.

Leia também1 Fiocruz deve pedir registro da vacina de Oxford em breve
2 Bolsonaro cobra de fabricantes pedido de registro das vacinas
3 Pazuello: Estados vão receber vacina simultaneamente
4 100% eficaz: AstraZeneca diz ter achado "fórmula vencedora"
5 União Europeia inicia campanha de vacinação contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.