Leia também:
X Bolívia pede quebra de patentes de remédios e vacinas anticovid

Pessoas com comorbidades serão vacinadas por idade, diz Saúde

Com 17 milhões de pessoas, grupo é um dos maiores previstos no Plano de Vacinação

Thamirys Andrade - 21/04/2021 17h31

Vacinados contra a Covid-19 no Brasil ultrapassam 27 milhões Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde solicitou nesta quarta-feira (21) que a imunização das pessoas com comorbidades ocorra por faixa etária. A pasta recomenda que a aplicação das vacinas neste grupo tenha início a partir do mês de maio. Estima-se que mais de 17 milhões de pacientes farão parte desta etapa.

– O grupo prioritário das comorbidades é um dos maiores da ordem estabelecida pelo Plano de Vacinação do Ministério da Saúde. São mais de 17 milhões de pessoas que, muito em breve, serão vacinadas. Esse movimento será muito importante para proteger as pessoas que estão nesse grupo de risco e, também, para a ampliação da vacinação no Brasil – disse em comunicado o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Segundo a orientação da pasta, serão imunizadas pessoas dos 55 a 59 anos, em seguida indivíduos de 50 a 54 anos, para só então seguir até o público mais jovem.

Serão contempladas pessoas com diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, hipertensas e portadoras de outras complicações preexistentes.

O ministério ressalta que é importante que os pacientes estejam pré-cadastrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em alguma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso daqueles que não possuírem inscrição, devem levar no momento da aplicação das doses, “um comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica”.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.