Leia também:
X Bolsonaro assina decreto que preserva milhões de empregos

Pazuello reprova protocolo da Covid adotado por Mandetta

Ministro interino disse que mortes poderiam ser evitadas se ida precoce ao médico fosse usada desde o início

Paulo Moura - 25/08/2020 11h01

Ministro interino da Saúde, general Pazuello Foto: José Dias/PR

Durante a inauguração da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, falou sobre a importância do tratamento precoce contra a doença e afirmou que mortes poderiam ter sido evitadas se a recomendação fosse adotada desde o início da pandemia.

– Nós mudamos a orientação para tratamento, com base no que aconteceu no Norte e no Nordeste do país. Nosso tratamento precisa ser precoce e imediato. Aos primeiros sintomas, tem que procurar o médico, a unidade de saúde. Se nós tivéssemos feito isso desde o início, teríamos tido menos mortes no nosso país, eu não tenho a menor dúvida – destacou.

A declaração do atual ministro é justamente o inverso do que defendia o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Para o ex-gestor as pessoas só deveriam procurar o atendimento de saúde nos casos em que sentissem falta de ar. No evento, Pazuello também destacou o trabalho no Brasil para fechar parcerias com vacinas promissoras.

– O Brasil, capitaneado pelo Ministério da Saúde, pela Fiocruz, está fazendo o que há de mais promissor em termos de vacina. Já fizemos um protocolo inicial, uma carta de intenções, fizemos um memorando de entendimentos completo, que originou uma medida provisória de quase R$ 2 bilhões. Os recursos já estão na Fiocruz, para a assinatura efetiva do contrato de transferência dos recursos e de recebimento da tecnologia, equipamentos e insumos para a fabricação da vacina, baseada nas pesquisas da Universidade de Oxford e da empresa AstraZeneca – disse.

Leia também1 Padre deseja morte a fiéis que não vão à igreja na pandemia
2 Fiança de Ronaldinho ajudará menina com atrofia muscular
3 Apresentador expõe mentira da Globo sobre o governo
4 Covidão: Ação contra fraudes prende secretário de Saúde
5 Datena se revolta ao vivo e afirma que "bundão é o Jair"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.