Leia também:
X Caso investigado de ‘superfungo’ ocorreu em paciente com Covid

Pazuello diz que vacinação pode iniciar em dezembro ou janeiro

Ministro afirmou que a data pode ser alcançada caso a Pfizer adiante entregas e obtenha a autorização emergencial

Paulo Moura - 09/12/2020 13h13 | atualizado em 09/12/2020 14h23

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello Foto: José Dias/PR

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em entrevista exibida nesta quarta-feira (9) pela CNN Brasil que a vacinação contra Covid-19 no Brasil com o imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech pode começar já em dezembro ou em janeiro, caso a empresa consiga adiantar entregas ao país e obtenha a autorização emergencial.

– Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso [o início da vacinação] pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro. Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial. Estamos fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada, mas mesmo ela ainda não tem registro – afirmou.

O ministro também destacou que o mesmo pode acontecer com as candidatas da AstraZeneca/Oxford ou com a vacina desenvolvida pela Sinovac/Butantan. Pazuello destacou, porém, que o prazo valeria apenas no caso de uma autorização emergencial dos imunizantes.

O chefe da pasta de saúde também garantiu que, se a Coronavac receber o aval da agência reguladora, ela será usada no plano de imunização. Pazuello também anunciou que o plano de operacionalização da vacina contra Covid-19 no Brasil foi finalizado. Segundo ele, é um documento de 95 páginas que detalha a distribuição da imunização.

– [O plano] já tem tudo o que interessa para manter o Brasil imune do coronavírus de forma nacional. Nosso país jamais será dividido. O SUS trabalha de forma tripartite, com estados e municípios, e cada um já tem sua função dentro desse programa. O plano, em tese, envolve três níveis de governo e isso faz com que a velocidade das ações seja a mais rápida possível – completou.

Leia também1 Ministério da Saúde reflete e tira presos da prioridade por vacina
2 Pazuello manda recado a Doria: "Cabe ao Ministério a vacinação"
3 Governadores criticam Doria por anúncio 'apressado' de vacinação
4 Doria e Pazuello protagonizam bate boca em reunião tensa. Veja
5 Protocolo da Anvisa sobre vacina pode "atrasar" planos de Doria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.