Leia também:
X Fiocruz: Foco é vacinar ao menos 70% para controlar pandemia

Paraguai suspende Covaxin após decisão da Anvisa

100 mil doses da vacina foram postas em quarentena

Pleno.News - 30/03/2021 15h09 | atualizado em 30/03/2021 16h23

Vacina de Oxford teve bom resultado em 2ª fase de testes
Primeiro lote foi doado pela Índia Foto: Reprodução

O Paraguai colocou em quarentena as 100 mil doses da vacina Covaxin, que foram doadas ao país pela Índia, enquanto aguardará as decisões dos órgãos reguladores do Brasil e México.

Nesta terça-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou, a certificação de boas práticas de fabricação à Bharat Biotech, fabricante da vacina. Entre os problemas apontados estão questões sanitárias, de controle de qualidade e de segurança na fabricação do agente imunizante.

O lote entregue ontem ao Paraguai é parte inicial de um montante que conta com mais 2 milhões de doses, dentro de um acordo firmado com o governo indiano. Nesta semana, há previsão da chegada de mais 100 mil doses da Covaxin.

– Estas vacinas permanecerão em quarentena, até que possamos verificar a segurança e a eficácia – segundo anunciou a diretora de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde paraguaio, Maria Antonieta Gamarra.

A representante do governo explicou que está sendo mantido contato direto com a Anvisa e com a Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México, para tentar certificar o uso das vacinas.

Segundo as autoridades paraguaia, a Cofepris aprovou a intenção de compra do México. Além disso, indicou que a companhia indiana tem “várias possibilidades” de reverter o informe negativo emitido no Brasil, corrigindo as observações “que podem ser pontuais ou pontos críticos na produção”.

Já Héctor Castro, diretor do Programa Ampliado de Imunizações do Paraguai, disse que a Covaxin é uma vacina que está na terceira fase de testes, com 25,8 mil voluntários que tem idades entre 18 e mais de 90 anos.

Atualmente, o Paraguai enfrenta uma segunda onda de casos do novo coronavírus, com uma média diária de 2 mil casos nas últimas semanas.

Por causa disso, o governo decretou medidas mais rígidas para o período da Semana Santa, que será concluída neste domingo.

Desde o início da pandemia da Covid-19, foram registrados no Paraguai 210.425 casos de infecção pelo novo coronavírus, e 4.113 vítimas da Covid-19.

*EFE

Leia também1 Covid: Anvisa nega certificação para fábrica da vacina Covaxin
2 EUA e mais 13 países se juntam pedindo 'transparência' à OMS
3 Fiocruz: Foco é vacinar ao menos 70% para controlar pandemia
4 Câmara convidará Braga Netto para falar das Forças Armadas
5 Cláudio Castro pede desculpas por aglomerar no aniversário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.