Leia também:
X Álcool em gel é liberado para farmácias de manipulação

Origem coronavírus: Entenda como começou a pandemia

Saiba onde teve início o novo vírus que causa o Covid-19

Mayara Macedo - 18/03/2020 08h20

O mundo inteiro está focado em um só assunto: a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Apesar da doença ter se originado China, todos os dias milhares de novos casos e mortes em decorrência do vírus são registrados em diversos países.

Mas, afinal, o que é e como surgiu a doença que deixou o planeta em estado de emergência de saúde pública? O Pleno.News te ajuda a esclarecer algumas dúvidas.

O QUE É?
O vírus é uma variação que faz parte da família coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira vez que o coronavírus foi registrado foi em 1960. Sendo assim, os cientistas já conhecem o vírus, mas não sabem o que pode ter causado a mutação dele. Até então, as variações conhecidas eram SARS-CoV e MERS-CoV. A doença provocada pelo novo coronavírus foi nomeada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Covid-19.

ONDE COMEÇOU?
No dia 31 de dezembro de 2019, os primeiros casos de Covid-19 foram identificados na cidade de Wuhan, na China. A princípio, a doença era tratada como um tipo de pneumonia. Os primeiros infectados tinham algum tipo de relação com um mercado local de frutos do mar, o que levantou a suspeita de que a infecção tinha relação com os animais. Ainda não existe a certeza de que, de fato, a transmissão ocorreu de um animal marinho, mas outros bichos entraram na lista de possíveis suspeitos, como cobras e morcegos.

QUAIS PAÍSES REGISTRARAM CASOS DE COVID-19?
O novo coronavírus já se espalhou rapidamente em mais de 100 países. Fora da China, região onde se concentra o maior número de casos (passam de 80 mil), Irã, Coreia do Sul e Itália são os que têm registrado crescimento alarmante de vítimas da doença. A China já declarou o fim do pico de surto do Covid-19. Ou seja, o número de novos casos de infectados no país está caindo.

QUAIS OS SINTOMAS DO COVID-19?
Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com o da gripe e, por isso, podem ser confundidos. Os infectados podem apresentar coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre, tosse seca e dificuldade para respirar, sendo os últimos três os principais sintomas.

COMO SE PREVENIR?
Ainda não há nenhum tratamento específico para tratar o Covid-19 e nem mesmo uma vacina, por isso, a melhor maneira de evitar o contágio é com higienização das mãos. É recomendado lavar as mãos com água e sabão, não esquecer de esfregar entre os dedos, pulsos e antebraços por, pelos menos, 20 segundos e reforçar a limpeza com álcool gel. Também é importante evitar tocar os olhos, nariz e boca, o ideal, é usar um lenço para fazê-lo.

Sempre que for tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Desinfete as superfícies que for usar, como mesa de trabalho, e objetos, principalmente o celular. E claro, evite sair de casa ou viajar, principalmente para locais com alto índice de casos.

Leia também1 O que fazer em caso de teste positivo para coronavírus?
2 Bolsonaro faz novo exame para diagnosticar coronavírus
3 Medidas contra o coronavírus são terrorismo social?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.